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Vendas no varejo variam -0,1% em dezembro e acumulam alta de 1,8% em 2019

12/02/2020 09h00 | Atualizado em 12/02/2020 17h46

Em dezembro de 2019, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,1%, frente a novembro, na série com ajuste sazonal, interrompendo sete meses seguidos de crescimento, período que acumulou ganho de 3,5%. A média móvel trimestral mostrou redução de ritmo, com variação de 0,2% no trimestre encerrado em dezembro, após registrar 0,6% em novembro. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu de 2,6% em relação a dezembro de 2018. Com isso, o varejo registrou aumento de 1,8% no período de janeiro a dezembro contra igual período do ano anterior. O acumulado nos últimos doze meses passou 1,6% em novembro para 1,8% em dezembro.

Período Varejo (%) Varejo Ampliado (%)
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Dezembro / Novembro* -0,1 0,6 -0,8 0,0
Média móvel trimestral* 0,2 0,8 -0,2 0,3
Dezembro 2019 / Dezembro 2018 2,6 6,6 4,1 7,2
Acumulado no ano 1,8 5,0 3,9 6,4
Acumulado em  12 meses 1,8 5,0 3,9 6,4
Série COM ajuste sazonal Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas caiu 0,8% em relação a novembro de 2019, segunda taxa negativa seguida, contribuindo para que a média móvel de dezembro (-0,2%) apresentasse redução de ritmo das vendas em relação a novembro (0,3%). Frente a dezembro de 2018, houve aumento de 4,1%, nona taxa positiva consecutiva. Assim, o varejo ampliado acumulou alta de 3,9% em 2019, frente a igual período de 2018. O acumulado nos últimos doze meses passou de 3,6% em novembro para 3,9% em dezembro. 

Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram variação negativa

As quedas mais significativas, na passagem de novembro para dezembro de 2019, foram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,0%). Ainda com redução nas vendas frente a novembro, figuram: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10,9%), Combustíveis e lubrificantes (-0,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%). Houve avanços nas vendas frente a novembro de dois setores, suavizando a queda no indicador geral: Móveis e eletrodomésticos (3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (11,6%).

No varejo ampliado, o volume de vendas em dezembro teve decréscimo de 0,8%, frente a novembro de 2019, na série com ajuste sazonal, influenciado, principalmente, pelo recuo de 4,0% em Veículos, motos, partes e peças e de 1,1% em Material de construção ambos, após recuo de 1,6% e 0,1%, respectivamente, registrados no mês anterior.

Em relação a dezembro de 2018, o comércio varejista avançou 2,6%, com cinco das oito atividades pesquisadas em alta. Vale citar que dezembro de 2019 teve um dia útil a mais (21 dias) do que igual mês do ano anterior (20 dias). Entre os destaques estão: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,9%), seguido por Móveis e eletrodomésticos (18,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,1%). Ainda com avanço nas vendas frente a dezembro de 2018, figuram: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%).

A influência negativa mais intensa foi observada em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,9%), seguida, em menor medida, por Combustíveis e lubrificantes (-1,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%), setores que também mostraram queda nas vendas frente a dezembro de 2018.

O comércio varejista ampliado, com avanço de 4,1% frente a dezembro de 2018, registrou a nona taxa positiva consecutiva. O segmento de maior influência foi de Veículos e motos, partes e peças, com avanço de 9,3%, seguido de Móveis e eletrodomésticos (18,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,9%). Ainda no varejo ampliado, o setor de Material de Construção registrou crescimento de 5,1%.

Vendas no comércio varejista avançam 1,8% em 2019

O volume de vendas do comércio varejista acumulou alta de 1,8%, após registrar crescimento de 2,1% em 2017 e 2,3% em 2018, sustentando, dessa forma, crescimento pelo terceiro ano consecutivo. Sete das oito atividades analisadas tiveram resultados positivos.

BRASIL - INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
 Dezembro 2019
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,1 0,7 -0,1 4,3 3,1 2,6 1,8 1,8
1 - Combustíveis e lubrificantes 1,5 -0,3 -0,4 2,9 1,0 -1,0 0,6 0,6
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo -0,1 0,1 -1,2 2,7 2,8 -2,9 0,4 0,4
       2.1 - Super e hipermercados -0,5 0,3 -1,3 2,7 2,5 -3,0 0,6 0,6
3 - Tecidos, vest. e calçados 0,1 -0,1 -1,0 2,3 1,6 -0,1 0,1 0,1
4 - Móveis e eletrodomésticos 0,5 1,3 3,4 8,1 4,8 18,6 3,6 3,6
       4.1 - Móveis - - - 3,5 7,4 14,2 5,8 5,8
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 9,6 4,0 20,6 2,8 2,8
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,2 4,2 -2,0 7,1 9,6 7,1 6,8 6,8
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -0,6 -5,3 11,6 -13,3 -14,5 1,5 -20,7 -20,7
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 5,5 2,7 -10,9 5,7 7,8 1,4 0,8 0,8
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 0,4 1,2 -0,1 8,4 1,4 12,9 6,0 6,0
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,7 -0,6 -0,8 5,6 3,9 4,1 3,9 3,9
9 - Veículos e motos, partes e peças 2,0 -1,6 -4,0 9,1 6,2 9,3 10,0 10,0
10- Material de construção 2,0 -0,1 -1,1 6,5 4,4 5,1 4,3 4,3
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10

O volume de vendas da atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc, avançou 12,9% em dezembro de 2019, frente a igual mês de 2018, resultado que vem após aumento de 1,4% em novembro último para essa mesma comparação. Com isso, o setor exerceu a maior contribuição ao resultado geral do varejo para o mês de dezembro, fechando o ano de 2019 com avanço de 6,0% frente a 2018.

O setor de Móveis e eletrodomésticos, com aumento de 18,6% no volume de vendas em relação a dezembro de 2018, exerceu o segundo maior impacto positivo na formação da taxa total do comércio varejista de dezembro de 2019, após avanço de 4,8% registrado em novembro último para essa mesma comparação. Com isso, o índice acumulado no ano de 2019 passou de 1,9% até novembro para 3,6% até dezembro, refletindo também um ganho de ritmo expressivo no indicador acumulado nos últimos doze meses (de 1,1% até novembro para 3,6% em dezembro).  

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 7,1% nas vendas frente a dezembro de 2018, exerceu a terceira maior contribuição na taxa global do varejo, registrando a trigésima segunda variação positiva consecutiva em relação a igual mês do ano anterior. Com isso, o setor registrou avanço de 6,8% no fechamento de 2019, frente ao fechamento de 2018. Em termos do indicador acumulado nos últimos doze meses (6,8%), o segmento mostrou estabilidade em relação ao resultado de novembro. 

O setor de Tecidos, vestuário e calçados mostrou variação de -0,1% em relação a dezembro de 2018, após registrar 1,6% em novembro e 2,3% em outubro, nesse tipo de comparação. Com isso, o acumulado de janeiro-dezembro de 2019 mostrou estabilidade, com variação de 0,1%, em relação ao mesmo período de 2018. O indicador acumulado nos últimos doze meses mostrou estabilidade, com variação de 0,1%, interrompendo a trajetória descendente iniciada em julho de 2019 (1,3%).

O segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação mostrou aumento de 1,4% em relação a dezembro de 2018, terceira taxa positiva seguida. Com isso, o indicador acumulado de janeiro-dezembro de 2019 registrou acréscimo de 0,8%, frente a igual período de 2018. O indicador acumulado nos últimos doze meses (0,8%) sinalizou ganho de ritmo em relação a novembro (0,3%).

A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria mostrou, em dezembro, aumento de 1,5% frente a igual mês de 2018, interrompendo uma sequência de 28 taxas negativas nesse tipo de comparação. Dessa forma, o índice acumulado janeiro-dezembro de 2019 registrou recuo de 20,7% frente a igual período de 2018. O indicador anualizado, acumulado nos últimos doze meses, ao passar de - 23,2% para -20,7%, reduz o ritmo de queda.

O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 2,9% no volume de vendas frente a dezembro de 2018, registrou taxa negativa após seis taxas positivas consecutivas nessa comparação e exerceu o maior impacto negativo na formação da taxa global do varejo. No acumulado do ano, o setor mostrou acréscimo de 0,4% frente a igual período de 2018. A análise pelo indicador acumulado nos últimos doze meses mostrou perda de ritmo ao passar de 0,8% em novembro para 0,4% em dezembro.

Combustíveis e lubrificantes, com recuo de 1,0% no volume de vendas em relação a dezembro de 2018, exerceu a segunda maior contribuição negativa para o resultado total do varejo. Com isso, o índice acumulado janeiro-dezembro registrou acréscimo de 0,6%, frente a igual período de 2018. O indicador anualizado, acumulado nos últimos doze meses (0,6%), ficou praticamente estável em relação ao mês anterior (0,7%).

O setor de Veículos, motos, partes e peças ao registrar aumento de 9,3% em relação a dezembro de 2018, assinalou a nona taxa seguida positiva, exercendo a maior contribuição no resultado no mês para o varejo ampliado. O indicador acumulado no ano de 2019 teve aumento de 10,0% frente a 2018. A análise pelo indicador acumulado nos últimos doze meses, ao registrar aumento de 10,0% até dezembro, ficou praticamente estável em relação ao acumulado até novembro (9,8%).

Com aumento de 5,1% em relação a dezembro de 2018, o segmento de Material de Construção contabiliza a quarta taxa positiva consecutiva, nessa comparação. Com isso, o indicador acumulado no ano até dezembro mostra aumento de 4,3%, comparado ao ano de 2018. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 3,8% em novembro para 4,3% em dezembro, manteve trajetória de crescimento iniciada em agosto de 2019.

O Varejo ampliado observou aumento de ritmo entre o primeiro e o segundo semestres de 2019 (de 3,2% para 4,5%) com perda de ritmo em Veículos, motos, partes e peças (de 10,9% para 9,1%) e ganho em Material de construção (de 3,8% para 4,7%). No acumulado do ano. o Varejo ampliado fechou o ano com alta de 3,9% influenciado positivamente por Veículos, motos, partes e peças com alta de 10,0%.

BRASIL - INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Dezembro 2019
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,7 1,1 0,6 5,2 5,2 6,6 5,0 5,0
1 - Combustíveis e lubrificantes 2,1 0,0 3,8 -3,5 -2,3 3,9 0,2 0,2
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,3 1,4 0,3 5,2 6,3 3,8 5,5 5,5
       2.1 - Super e hipermercados 0,1 1,4 0,5 5,2 6,1 3,6 5,6 5,6
3 - Tecidos, vest. e calçados 0,2 0,3 -1,6 3,8 4,0 0,6 1,0 1,0
4 - Móveis e eletrodomésticos 0,7 1,1 3,1 9,9 5,9 17,6 6,7 6,7
       4.1 - Móveis - - - 5,4 7,9 13,6 8,4 8,4
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 11,4 5,2 19,6 6,0 6,0
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,5 4,5 -1,6 9,2 12,4 10,4 8,7 8,7
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -0,1 -4,8 13,0 -9,5 -10,6 6,2 -16,6 -16,6
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 5,5 2,7 -7,6 5,2 7,3 0,7 2,0 2,0
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 1,1 1,0 -0,2 9,9 3,7 15,4 7,8 7,8
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 1,1 -0,3 0,0 6,6 5,6 7,2 6,4 6,4
9 - Veículos e motos, partes e peças 3,3 -4,0 -2,3 10,1 6,7 9,8 10,8 10,8
10- Material de construção 2,4 -0,3 -1,0 9,5 7,0 7,4 8,0 8,0
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal.

Resultados regionais: retração em 18 das 27 unidades da federação

De novembro para dezembro (série ajustada), a taxa média nacional de vendas do comércio varejista variou -0,1%, com predomínio de resultados negativos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (-13,8%), Rondônia (-9,5%) e Acre (-8,2%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram sete das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rio Grande do Sul (3,5%), Amapá (2,0%) e Rio de Janeior (1,7%), enquanto Santa Catarina e Pernambuco mostraram estabilidade nas vendas entre novembro e dezembro (0,0%).

Frente a dezembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional registrou aumento de  2,6%, e resultados foram positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (38,7%), Paraíba (10,0%) e Tocantins (8,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram nove das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (-6,8%), Ceará (-2,8%) e Paraná (-2,8%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo, destaca-se São Paulo (2,6%) e Santa Catarina (8,4%).

No comércio varejista ampliado, a variação na passagem de novembro para dezembro de 2019 foi de -0,8%, com predomínio de resultados negativos em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (-7,9%), Pará (-6,5%) e Amazonas (-4,5%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram sete das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (2,9%), Tocantins (2,2%) e Rio de Janeiro (0,9%), enquanto Espírito Santo mostrou estabilidade nas vendas (0,0%), nessa comparação.

Em relação a dezembro de 2018, o comércio varejista ampliado cresceu 4,1%, com predomínio de resultados positivos em 21 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (44,0%), Tocantins (14,8%) e Santa Catarina (11,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Sergipe (-4,9%), Piaui (-1,5%) e Rondônia (-1,1%), conforme Gráfico 7. Quanto à participação na composição da taxa do varejo ampliado, destacam-se: São Paulo (4,4%) e Santa Catarina (11,2%).