Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

No Ano Internacional dos Solos, IBGE lança edição atualizada do Manual Técnico de Pedologia

Editoria: IBGE

03/12/2015 09h49 | Atualizado em 25/05/2017 12h48

 

O IBGE disponibiliza, hoje (03 de dezembro), a 3a edição do Manual Técnico de Pedologia (ciência dos solos), em duas versões: uma mais completa, contendo todas as atividades e procedimentos necessários à execução de levantamentos de solos, e um Guia Prático de Campo, contendo informações específicas para os trabalhos de campo inerentes a esta atividade. A publicação é ferramenta essencial para o planejamento de projetos de exploração agropecuária e florestal, de construção de obras de infraestrutura, entre outras atividades econômicas, contribuindo para a utilização sustentável do solo. Objetiva auxiliar instituições de assistência técnica privadas ou públicas, governos, proprietários rurais e centros de pesquisa a realizarem levantamentos e classificação dos solos.

A revisão e ampliação da publicação foi motivada, principalmente, pela reedição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, coordenada pela Embrapa em 2013, e coincide com a declaração de 2015 como Ano Internacional dos Solos, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com o Dia Mundial do Solo (5 de dezembro), criado em 2002, pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS), com estímulo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com o propósito de mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e dos perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo.

Em versão impressa e digital, a publicação está à disposição para download gratuito e a versão impressa pode ser adquirida pela loja virtual do IBGE.

Nova edição do manual é ilustrada com 435 fotografias e figuras

O Manual de Pedologia reúne um conjunto de normas e procedimentos utilizados nos levantamentos de solos, tratando desde o planejamento até as formas de apresentação de relatórios, mapas e legendas. A publicação contém informações atualizadas sobre as atividades de conhecimento, caracterização, classificação e cartografia de solos, em linguagem simples e bem ilustrada. Organizado em três partes – O solo, Taxonomia e classificação de solos e Cartografia temática e levantamentos de solos -, o manual trata de uma extensa lista de temas, como o conceito de solo, a determinação da cor do solo em campo, a profundidade do solo, a coleta de amostras em trincheiras e barrancos de estradas, as determinações químicas e físicas, levantamento e identificação dos principais solos do Brasil, a representação cartográfica e levantamento da fertilidade dos solos, entre outros.

A 3a edição do manual traz novos temas e algumas técnicas e procedimentos pouco explorados em obras sobre solos, como, por exemplo, detalhes para coleta de amostras e preparação de perfis, para abertura de trincheiras e elaboração de testes de campo. Em relação à 2a edição, de 2007, foram incorporadas 171 novas ilustrações, totalizando 435 fotografias e figuras.

No item 2.3 são apresentados os principais tipos de solos identificados no território brasileiro, entre os quais os Argissolos, que juntamente com os Latossolos, são os de maior ocorrência, sendo verificados em praticamente todas as regiões do país. Com elevado potencial agrícola, os Latossolos, por exemplo, são os mais abundantes do Brasil e são responsáveis por expressiva parcela da produção agrícola nacional, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, em São Paulo, e uma grande variedade de grãos.

O Manual Técnico de Pedologia integra a série Manuais técnicos em geociências, iniciada em 1991 com o objetivo de uniformizar e definir critérios para os trabalhos realizados pelo IBGE no âmbito nacional. Atualmente, a série contribui para a disponibilização de metodologias e padronizações no campo extra-institucional. A primeira edição do manual foi lançada em 1995 e a segunda edição no ano de 2007.