Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza Mapa Hidrogeológico da Região Sudeste

Editoria: Geociências

28/04/2016 09h34 | Atualizado em 18/09/2019 13h18

Com o objetivo de descrever e mapear os depósitos de água subterrânea do Sudeste brasileiro, o IBGE disponibiliza hoje (28/04/2016) o Mapa Hidrogeológico da Região Sudeste. As informações apresentadas objetivam fornecer um maior conhecimento sobre o comportamento geral dos aquíferos que compõem a região, oferecendo subsídios para o planejamento, gestão e uso racional e sustentável dos recursos hídricos regionais. Os dados e informações técnicas produzidos para geração deste mapa encontram-se disponíveis no portal do IBGE para pesquisa e download, nos formatos PDF e shapefile (formato de arquivo contendo dados geoespaciais em forma de vetor. É usado por Sistemas de Informações Geográficas, também conhecidos como SIG). Clique aqui para baixar o arquivo.

Mapa revela capacidade de produção dos aquíferos da região Sudeste

As unidades hidrogeológicas delimitadas neste mapa foram definidas com base nas suas características geológicas (tipo da rocha) e na produtividade dos poços tubulares, esta estabelecida a partir da vazão (que é a quantidade de litros d’água que pode ser extraída, por unidade de hora, de um determinado ponto de captação subterrânea). No total, 27.535 poços tubulares perfurados na região serviram de base para esta pesquisa. Foram identificados quatro grandes conjuntos de aquíferos ou domínios hidrogeológicos: poroso (formado por rochas sedimentares, a água circula por espaços vazios de pequenas dimensões, os poros), fissural (formados por fissuras onde a água se acumula), poroso-fissural e cárstico (que formam rios subterrâneos).

Alguns poços perfurados em aquíferos porosos (os mais produtivos da região) chegam a produzir até 500 mil litros/hora. Um poço com estas características, num regime de bombeamento de 12 horas/dia, produziria 6 milhões de litros/dia. Considerando um consumo per capita de 250 litros/pessoa/dia, pode-se estimar que esta captação, sozinha, seria suficiente para atender uma população de 24 mil pessoas.

Confeccionado na escala de 1:1.800.000 (1 cm = 18 km), o mapa utiliza como plataforma digital o software GeoMedia. Esta ferramenta, em cujo ambiente os elementos gráficos estão estruturados em níveis de informação e estão associados a um banco de dados, permite ao usuário não só identificar os elementos geológicos e hidrogeológicos que compõem cada uma das unidades geoespacializadas, como também executar tarefas de geoprocessamento (pesquisas e composições temáticas).

O mapa é o resultado de um processo dinâmico, podendo ser periodicamente atualizado, na medida em que uma massa de dados significativa seja incorporada ao banco de dados.

Crise hídrica revela importância do conhecimento de outras formas de captação de água

Os quatros estados que integram a região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) somam uma área de cerca de 924.510 km², onde viviam aproximadamente 85,3 milhões de pessoas em 2014 (42,0% da população brasileira). Entre 2014 e 2015, a relativa escassez de chuvas nessa região (historicamente sem grandes problemas de abastecimento de água) desencadeou uma grave crise hídrica, sobretudo no estado de São Paulo, onde houve consequências significativas a diversos segmentos socioeconômicos, principalmente nos municípios da Região Metropolitana da capital.

Com isso, os aquíferos (formações geológicas capazes de armazenar e produzir águas subterrâneas) aumentam ainda mais sua importância, pois a questão hídrica na região Sudeste abre espaço para a discussão sobre a utilização de outros modelos para a matriz hídrica regional.