Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE entra nos Jogos Rio 2016 e mostra o mundo das diversidades no Brasil

Editoria: IBGE

01/08/2016 11h10 | Atualizado em 25/05/2017 12h48

 

O IBGE lança um conjunto de produtos que apresentam o país para as mais de 200 delegações que vão competir nos Jogos Olímpicos, para a mídia internacional, atletas e o público em geral. Destacam-se o sitePaíses Olímpicos, o folder Um passaporte para conhecer o Brasil – embarque nas informações do IBGE, nas versões inglês e português, e novidades nas redes sociais e no portal do IBGE.

O site Países Olímpicos, disponível aqui, a partir de hoje (1o/08/2016), traz um link específico para informações sobre a participação dos países nas Olimpíadas, como o número de medalhas e as modalidades em que se destacaram ao longo da história dos Jogos. O site, também, apresenta os principais dados estatísticos sobre a economia, população, indicadores sociais, meio ambiente e redes (tecnologia). Assim, as informações esportivas podem ser combinadas às socioeconômicas e ambientais para permitir um amplo conhecimento da realidade desses países.

O folder Um passaporte para conhecer o Brasil embarque nas informações do IBGE, que será distribuído em locais estratégicos da cidade, mostra para o público as principais informações geográficas e estatísticas sobre o país, tais como extensão territorial (8.515.767,049 km2), população (206,1 milhões de habitantes), esperança de vida ao nascer (75,7 anos) e PIB per capita (US$ 11.387).

Além disso, o folder apresenta um infográfico (ilustrações explicativas sobre um tema na forma de mapa) do território brasileiro, onde são representados seis biomas (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Cerrado, Pantanal); a produção agropecuária (soja, milho, café, cana de açúcar, frutas no Vale do São Francisco, pecuária bovina) e dos recursos minerais (cobre, ferro, nióbio, ouro, petróleo/gás natural, pedras preciosas e semipreciosas); povos indígenas e imigrantes; além da localização dos aquíferos, polos de tecnologia e conhecimento, destinos turísticos mais visitados e pontos extremos do país

A versão digital do infográfico pode ser acessada aqui, ou a partir de um QR Code (código de barras bidimensional que pode ser lido por telefones celulares equipados com câmera) impresso na contracapa do folder. Essa versão também será exibida em totens na Casa Brasil, um espaço de divulgação da cultura brasileira, de 4 de agosto a 18 de setembro, no Armazém 2 do Porto do Rio de Janeiro (Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa).

Nos perfis do IBGE nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram, além de uma série de postssobre as Olimpíadas, serão compartilhados vídeos animados, de 40 segundos cada um, que fazem alusão às competições esportivas, mostrando rankings dos países que ocupam a primeira, segunda e terceira colocação em indicadores econômicos, sociais e ambientais, como PIB per capita, esperança de vida e reservas hídricas.

O espírito olímpico contagiou até mesmo a logomarca do IBGE, que durante a competição, será apresentada no portal do IBGE em formato estático (ilustrações) e dinâmico (animações em que a logomarca participa das modalidades esportivas).