Em maio, vendas no varejo crescem 1,4%
07/07/2021 09h00 | Atualizado em 08/09/2021 16h36
Em maio de 2021, o volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 1,4%, frente a abril, na série com ajuste sazonal, sua segunda alta consecutiva, após subir 4,9% em abril. A média móvel trimestral foi de 1,1% no trimestre encerrado em maio. Na série sem ajuste sazonal, as vendas do varejo subiram 16,0% frente a maio de 2020. O acumulado no ano foi a 6,8% e o acumulado em 12 meses, a 5,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades veículos, motos, partes e peças e material de construção, também foi o segundo mês seguido de alta, sendo que o volume de vendas cresceu 3,8% em relação a abril. A média móvel trimestral permanece negativa (-0,2%). Frente a maio de 2020, houve alta de 26,2%. No ano, o varejo ampliado acumula alta de 12,4% e, em doze meses, as vendas subiram 6,8%.
Período | Varejo | Varejo Ampliado | ||
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Volume de vendas | Receita nominal | Volume de vendas | Receita nominal | |
Maio / Abril* | 1,4 | 2,4 | 3,8 | 4,7 |
Média móvel trimestral* | 1,1 | 1,7 | -0,2 | 1,7 |
Maio 2021 / Maio 2020 | 16,0 | 29,8 | 26,2 | 41,1 |
Acumulado 2021 | 6,8 | 18,1 | 12,4 | 24,6 |
Acumulado 12 meses | 5,4 | 13,3 | 6,8 | 15,0 |
*Série COM ajuste sazonal |
Sete das oito atividades avançaram, na série com ajuste sazonal
O aumento de 1,4% no volume de vendas do varejo, na passagem de abril para maio de 2021, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado de taxas positivas em sete das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (16,8%), Combustíveis e lubrificantes (6,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%), Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Móveis e eletrodomésticos (0,6%). A única atividade com recuo frente a abril foi a de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%).
Já no varejo ampliado, os dois segmentos que complementam o índice do varejo tiveram alta: Veículos, motos, partes e peças (1,0%) e Material de construção (5,0%).
Volume de vendas do comércio varejista e comércio varejista ampliado - Grupos de atividades - Maio 2021 | ||||||||
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ATIVIDADES | Mês/mês anterior (1) | Mês/Igual mês de 2020 | Acumulado | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAR | ABR | MAI | MAR | ABR | MAI | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -3,0 | 4,9 | 1,4 | 2,2 | 23,7 | 16,0 | 6,8 | 5,4 |
1 - Combustíveis e lubrificantes | -5,5 | 2,9 | 6,9 | -1,5 | 19,3 | 19,7 | 2,5 | -4,3 |
2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 3,3 | -1,4 | 1,0 | -3,9 | -1,7 | -4,1 | -2,6 | 1,5 |
2.1 - Super e hipermercados | 3,1 | -1,2 | 1,0 | -3,3 | -1,6 | -4,2 | -2,1 | 2,6 |
3 - Tecidos, vest. e calçados | -7,8 | 6,2 | 16,8 | -14,6 | 301,3 | 165,2 | 26,2 | -3,9 |
4 - Móveis e eletrodomésticos | -18,8 | 19,0 | 0,6 | 11,7 | 71,1 | 22,5 | 15,0 | 18,9 |
4.1 - Móveis | - | - | - | 17,5 | 89,4 | 34,2 | 21,8 | 24,1 |
4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 8,9 | 63,7 | 17,8 | 12,4 | 16,8 |
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | -0,5 | 0,1 | -1,4 | 11,8 | 34,1 | 18,8 | 16,7 | 13,9 |
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | -4,8 | 8,5 | 1,4 | -19,4 | 96,5 | 59,4 | -27,3 | -31,1 |
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | -10,8 | 11,5 | 3,3 | -0,4 | 46,6 | 32,7 | 6,4 | -4,1 |
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -15,1 | 22,5 | 6,7 | 30,1 | 104,6 | 59,8 | 33,8 | 19,2 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -9,1 | 5,4 | 3,8 | 9,8 | 40,9 | 26,2 | 12,4 | 6,8 |
9 - Veículos e motos, partes e peças | -19,8 | 20,3 | 1,0 | 27,0 | 131,9 | 71,9 | 26,3 | 4,1 |
10- Material de construção | -11,9 | 8,2 | 5,0 | 33,4 | 44,4 | 25,7 | 25,6 | 23,7 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) Composto pelas atividades numeradas de 1 a 8. (3) Composto pelas atividades numeradas de 1 a 10. |
Sete das oito atividades do varejo tiveram taxas positivas frente a maio de 2020
Em relação a maio de 2020, a alta do comércio varejista (16,0%) atingiu sete das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (165,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (59,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (59,4%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (32,7%), Móveis e eletrodomésticos (22,5%), Combustíveis e lubrificantes (19,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,8%). A única queda foi em Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,1%).
No comércio varejista ampliado, as duas atividades complementares tiveram desempenho positivo: Veículos, motos, partes e peças subiu 71,9% e Material de construção, 25,7%.
Receita nominal de vendas do comércio varejista e comércio varejista ampliado - Grupos de atividades - Maio 2021 | ||||||||
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ATIVIDADES | Mês/mês anterior (1) | Mês/Igual mês de 2020 | Acumulado | |||||
Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | Taxa de Variação (%) | ||||||
MAR | ABR | MAI | MAR | ABR | MAI | NO ANO | 12 MESES | |
COMÉRCIO VAREJISTA (2) | -1,8 | 4,6 | 2,4 | 13,6 | 36,0 | 29,8 | 18,1 | 13,3 |
1 - Combustíveis e lubrificantes | 3,5 | 1,0 | 11,8 | 21,5 | 62,2 | 77,8 | 24,5 | 3,0 |
2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo | 3,1 | -1,5 | 1,5 | 9,9 | 10,9 | 8,2 | 11,2 | 14,3 |
2.1 - Super e hipermercados | 2,9 | -1,5 | 1,6 | 10,3 | 11,0 | 8,1 | 11,6 | 15,3 |
3 - Tecidos, vest. e calçados | -20,7 | 22,1 | 12,9 | -14,2 | 305,7 | 171,6 | 27,3 | -4,6 |
4 - Móveis e eletrodomésticos | -20,9 | 25,5 | 2,2 | 24,9 | 94,6 | 38,9 | 27,7 | 25,5 |
4.1 - Móveis | - | - | - | 20,4 | 100,3 | 46,5 | 26,3 | 21,3 |
4.2 - Eletrodomésticos | - | - | - | 26,8 | 92,4 | 36,0 | 28,8 | 27,5 |
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria | -1,0 | 1,5 | 0,0 | 10,4 | 37,4 | 25,1 | 17,8 | 13,8 |
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria | -0,3 | 4,1 | 1,7 | -19,5 | 96,1 | 57,9 | -26,7 | -29,9 |
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação | -10,4 | 11,4 | 2,3 | 12,4 | 67,9 | 45,5 | 19,8 | 6,1 |
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -6,4 | 12,3 | 1,3 | 36,9 | 113,6 | 69,4 | 40,6 | 23,0 |
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) | -4,0 | 4,6 | 4,7 | 22,0 | 54,0 | 41,1 | 24,6 | 15,0 |
9 - Veículos e motos, partes e peças | -18,8 | 23,2 | 2,0 | 40,1 | 154,2 | 91,0 | 39,2 | 10,6 |
10- Material de construção | -4,8 | 6,1 | 4,0 | 62,4 | 78,5 | 56,7 | 52,0 | 39,1 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. |
O segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., com aumento de 59,8% no volume de vendas em relação a maio de 2020, registrou o décimo segundo mês consecutivo de crescimento, para este indicador, exercendo a maior contribuição ao resultado geral do varejo (6,2 p.p., de um total de 16,0%). O acumulado do ano (33,8%) ganhou ritmo frente a abril (27,7%) e o dos últimos 12 meses (19,2%) ganhou 5,5 p.p. frente a abril (13,7%).
O setor de Tecidos, vestuário e calçados, por sua vez, cresceu 165,2% em relação a maio de 2020, sua segunda taxa positiva nessa comparação. A atividade exerceu o segundo maior impacto sobre o varejo (5,8 p.p). O acumulado no ano, ao subir de 3,6% em abril para 26,2% em maio, mostra forte recuperação para o segmento, que, no entanto, continua negativo nos últimos 12 meses (-3,9%), embora com menos intensidade do que em abril (-15,0%).
O segmento de Móveis e eletrodomésticos cresceu 22,5% em relação a maio de 2020, sua quarta alta consecutiva. No ano, o setor acumula 15,0% de crescimento, taxa acima do resultado do mês anterior (13,0%). Nos últimos doze meses, mantém elevação do ritmo de crescimento, tendo passado de 16,4% até abril para 18,9% em maio.
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 18,8% frente a maio de 2020, sua décima segunda variação positiva consecutiva ante igual mês do ano anterior. O acumulado no ano passou de 16,2% até abril para 16,7% até maio. Nos últimos doze meses, o segmento acumula alta de 13,9% até maio.
As vendas de Combustíveis e lubrificantes subiram 19,7% em relação a maio de 2020, segunda alta consecutiva. O acumulado do ano deixa para trás o índice negativo de abril (-1,3%) e atinge alta de 2,5% em maio. Mas o indicador dos últimos doze meses ainda se encontra no campo negativo (-7,4% em abril e -4,3% em maio).
O segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceu 32,7% frente a maio de 2020, segunda taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano passou de 1,0% até abril para 6,4% em maio, mas o dos últimos doze meses está negativo (-4,1%).
A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria aumentou 59,4% frente a maio de 2020, segunda taxa positiva consecutiva, após 14 meses de resultados negativos. O comportamento desta atividade vem sendo influenciado pela contínua substituição dos produtos impressos pelo meio eletrônico e redução de lojas físicas. Mas o indicador acumulado no ano passou de -33,9% até abril para -27,3% até maio, mostrando diminuição no ritmo de queda. Nos últimos doze meses, a queda soma 31,1% em maio.
O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o único que registrou recuo no indicador interanual (-4,1%), sendo seu quarto resultado negativo seguido. No ano, acumula, até maio, recuo de 2,6% – patamar semelhante ao registrado até abril (-2,3%). Nos últimos doze meses, porém, registra aumento em maio (1,5%).
No comércio varejista ampliado, o setor de Veículos, motos, partes e peças registrou crescimento de 71,9% em relação a maio de 2020, terceira taxa positiva seguida, exercendo a maior contribuição no resultado para o varejo ampliado (11,9 p.p de um total de 26,2%). No ano, o aumento é de 26,3%. Nos últimos doze meses, o segmento sai do negativo em maio, registrando alta de 4,1% (frente a -3,7% de abril).
Por fim, o segmento de Material de Construção (25,7%) contabiliza a décima segunda taxa positiva consecutiva na comparação com igual mês do ano anterior. No ano, o indicador mostrou estabilidade em relação ao que havia registrado até abril (25,6% em ambos). Nos últimos doze meses, manteve trajetória de crescimento iniciada em junho de 2020, passando de 21,1% em abril para 23,7% em maio.
Vendas crescem em 26 unidades da Federação em relação a abril
De abril para maio de 2021, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista mostrou aumento de 1,4%, com predomínio de resultados positivos em 26 das 27 unidades da Federação, com destaque para: Amapá (23,3%), Ceará (9,4%) e Minas Gerais (9,2%). O único estado com resultado no campo negativo foi Goiás (-0,3%).
Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, o aumento foi de 3,8%, com predomínio de resultados positivos em 24 das 27 unidades da Federação, com destaque para: Amapá (21,6%), Minas Gerais (8,6%) e Distrito Federal (6,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, temos Sergipe (-4,9%), Ceará (-1,0%) e Tocantins (-0,3%).
Frente a maio de 2020, as vendas do comércio varejista subiram 16,0%, com resultados positivos em 26 das 27 unidades da Federação, com destaque para: Amapá (92,0%), Piauí (44,6%) e Pará (43,4%). Pressão negativa apenas do Tocantins (-2,7%). Já no comércio varejista ampliado, o aumento de 26,2% foi seguido pelas 27 UFs, com destaque para Amapá (105,3%), Piauí (62,4%) e Pará (57,5%).