IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2019

Editoria: Geociências

30/07/2020 10h00 | Última Atualização: 30/07/2020 10h18

O IBGE lança hoje (30) a Malha Setorial Intermediária 2019 em formato digital, com a classificação de setores censitários em urbano ou rural, a fim de atender demandas de planejamento territorial. Ao todo, são 444.261 setores censitários, que representam a menor porção territorial utilizada pelo IBGE para planejar e realizar pesquisas.

O novo produto é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000. Todas as informações geoespaciais estão em formato Shp para aplicação em diferentes sistemas de informação geográfica e, em formato Kml, para visualizações na plataforma Google Earth.

É a primeira vez que a Malha Setorial é disponibilizada independentemente de um Censo Demográfico ou Agropecuário, por isso é considerada intermediária e não apresenta dados estatísticos de população e domicílios. Ela traz a classificação de setores censitários em urbano ou rural em consonância com a divisão político-administrativa da Malha Municipal, sendo capaz de subsidiar o planejamento em níveis municipal, estadual e regional, além de pesquisas e negócios que demandem componentes espaciais.

O produto, que passará a ser publicado anualmente, resulta da ampliação da visão das diversas formas de ocupação humana no território nacional, tendo como principal insumo de atualização contínua a análise de alterações no território, com imagens de alta resolução.