Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga atualização dos nomes dos municípios do país

Editoria: Geociências

18/05/2020 10h00 | Atualizado em 16/07/2020 17h22

As Alterações dos Topônimos (nomes) dos municípios em sua versão 2019 traz as seis mudanças mais recentes e todas as anteriores. A tabela com as mudanças pode ser acessada aqui.

O IBGE divulga hoje a atualização da lista com as alterações dos Topônimos Legais dos Municípios Brasileiros. Trata-se dos nomes próprios dos municípios, atualizados periodicamente no banco de estruturas territoriais do Instituto.

A versão atual traz seis atualizações ocorridas no ano de 2019 até janeiro de 2020. A relação se encontra em formato de planilha excel e ainda apresenta as 121 alterações anteriores, contendo o nome anterior do município, o nome atual, o motivo da alteração e data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

Os municípios que tiveram os nomes atualizados foram: Ereré (CE), Tabocão (TO), São Tomé das Letras (MG), Campo Grande (RN), Chavantes (SP) e Dona Euzébia (MG).

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou então ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território.

As novas denominações passam a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE, tais como: os Mapas Municipais das Estimativas Populacionais, Base Cartográfica Contínua da Unidade da Federação, Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – BCIM, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), IBGE Cidades, Brasil em Números, Anuário Estatístico, além do SIDRA.