Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança novo volume da Revista Brasileira de Geografia

Editoria: Geociências

28/04/2020 10h00 | Atualizado em 28/04/2020 10h00

A publicação deste semestre traz duas resenhas e dois artigos, abordando temas que vão de uso sustentável de solos à representação cartográfica da paisagem físico-geográfica, passando pelos 50 anos de um clássico da geografia urbana.

A revista pode ser acessada via internet, aqui.

O IBGE lança hoje o segundo número do volume 64 da Revista Brasileira de Geografia. Esta edição conta com um artigo de professores pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que discute os limites de uso sustentável dos solos na Serra da Jiboia, um maciço que apresenta o último remanescente de Mata Atlântica no sudoeste do Recôncavo Baiano.

Outro artigo – assinado pelos professores Raul Sanchez Vicens, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e José Mateo Rodrigues, da Universidad de la Habana (Cuba), além de Felipe Mendes Cronemberger, da Coordenação de Geografia do IBGE - apresenta os princípios da representação cartográfica da paisagem físico-geográfica ou paisagem natural, como unidade de síntese da complexidade natural da superfície terrestre.

Já a primeira resenha desta edição, escrita pelo professor Roberto Lobato Corrêa, registra os 50 anos do lançamento de Geography perspective on urban systems, organizado por Brian Berry e Frank Horton. Trata-se de um clássico da geografia urbana que marcou a formação de pesquisadores dessa área no Brasil e no mundo, sendo também uma referência nos estudos urbanos da geografia teorética (ou quantitativa).

A segunda resenha fala dos trabalhos apresentados no I Colóquio Luso-Brasileiro da Teoria e História da Geografia, realizado no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-Ulisboa), em novembro de 2017. Trata-se de um esforço para promover uma maior interação entre as escolas de pensamento geográfico do Brasil e de Portugal.

Com edição do IBGE, a RBG é uma publicação científica digital com dois lançamentos por ano, em abril e em setembro. A submissão de trabalhos é contínua e está aberta a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, inclusive do IBGE. Para acessar o conteúdo completo ou submeter trabalhos, visite o portal da Revista Brasileira de Geografia.