Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Programa de Pós-Graduação da ENCE está com inscrições abertas

Editoria: IBGE

26/08/2019 14h00 | Atualizado em 26/08/2019 14h09

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE estão abertas até o dia 04 de outubro. São oferecidas até 24 vagas para o Mestrado e até 10 vagas para o Doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE.

A seleção de bolsistas é feita pela ordem de classificação no processo seletivo. As bolsas podem ser concedidas por até 24 meses para o Mestrado e por até 48 meses para o Doutorado. Para receber uma bolsa, o aluno não pode ter remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões.

O processo seletivo é composto de três fases, sendo a primeira de caráter unicamente eliminatório e as outras duas de caráter eliminatório e classificatório. As provas escritas da primeira e segunda fase serão realizadas no dia 18 de outubro e as entrevistas orais, em 2 e 3 de dezembro. Todos as etapas do processo de seleção vão acontecer na sede da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), no Rio de Janeiro. O resultado final será publicado em 10 de dezembro.

Os Cursos de Pós-Graduação da ENCE exigem dedicação integral do aluno. O ano letivo das novas turmas do Mestrado e do Doutorado tem início em março de 2020. Tanto o mestrado quanto o doutorado da ENCE têm nota quatro no sistema de avaliação da CAPES. 

O edital do processo seletivo pode ser consultado aqui.

Inscrições podem ser presenciais ou via sedex
As inscrições para o processo seletivo começaram no dia 19 de agosto e vão até 04 de outubro de 2019, das 10h às 14h30 e das 16h30 às 20h30 (horário de Brasília).

Os interessados devem comparecer na Secretaria da Gerência de Registro e Controle (GRC) da Ence (Rua André Cavalcanti, 106 sala 105). Também serão aceitas inscrições por Sedex. O prazo final para a postagem é dia 4 de outubro. Os candidatos que optarem por se inscrever desta forma devem enviar um e-mail para secretaria.cpgence@ibge.gov.br informando a data da postagem. Para tirar dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone (21) 2142-4691 ou (21) 2142-4696.

Estrutura dos cursos
No Mestrado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano de matrícula no curso ao desenvolvimento da dissertação. O prazo regular para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso de Mestrado.

No Doutorado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 24 meses e dedicar os dois anos restantes do curso à preparação para o Exame de Qualificação e ao desenvolvimento da tese. O prazo regular para defesa de tese é de 48 meses a partir do início do curso de Doutorado.

O programa de pós-graduação da ENCE tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas. A primeira estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais e a segunda, o planejamento e à condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.