Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE abre inscrições para Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território

Editoria: IBGE

26/08/2019 10h00 | Atualizado em 26/08/2019 14h09

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) abre inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território. Serão oferecidas até 30 vagas, e o curso têm início previsto para março de 2020. Os interessados têm até 30 de setembro de 2019 para se inscrever pelo site https://portalence.ibge.gov.br/processoseletivo/ ou presencialmente na Rua André Cavalcanti, 106, 1° andar, sala 105, Santa Teresa - Rio de Janeiro, de 10:00 às 19:00. Não há cobrança de mensalidade ou taxa de inscrição.

O processo seletivo possui duas fases de caráter eliminatório e classificatório: as provas, que serão realizadas em 11 de outubro de 2019, e as entrevistas, que acontecerão nos dias 9 e 10 de dezembro de 2019. Acesse o edital aqui

Curso privilegia visão crítica sobre planejamento e gestão ambiental ou territorial

O curso tem como objetivo aprimorar a formação de profissionais, contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental e/ou territorial e de produção do espaço.

O programa tem uma carga horária de 468 horas/aula, distribuídas em três trimestres. O curso é integralmente presencial, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, na parte da manhã. Também serão realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até oito horas de duração.

A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais de ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos. A conclusão do curso é condicionada à apresentação de uma monografia.

Em 1997 teve início a primeira turma do Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, em 2020 será 23º turma. O curso surgiu para atender à crescente demanda por profissionais habilitados para atuar na área de planejamento ambiental. Em 22 anos de existência, o curso já formou mais de 200 especialistas.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria acadêmica da ENCE, pelos telefones: 2142-8723 / 3919 ou pelo e-mail ambiental@ibge.gov.br.