Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança plataforma de consulta ao Banco de Informações Ambientais do Instituto

Editoria: Geociências

12/12/2018 10h00 | Atualizado em 12/12/2018 12h01

O IBGE lançou nesta quarta-feira (12/12) o portal BDiAWeb, uma plataforma de visualização e consulta ao Banco de Informações Ambientais (BDiA) do instituto. O objetivo  do projeto é organizar, armazenar e compartilhar com a sociedade informações sobre os temas vegetação, pedologia (solos), geologia e geomorfologia. Acesse em bdiaweb.ibge.gov.br

O BDIA reúne a coleção de bases cartográficas temáticas produzidas pelo IBGE ao longo dos últimos 20 anos, a partir de trabalhos de campo do projeto de mapeamento de recursos naturais, incorporando, também, a base de dados do projeto RADAMBRASIL, que fez o levantamento ambiental nas décadas de 1970 e 80.

Nesta primeira versão, é possível consultar os dados em recortes espaciais para os níveis país, estados e municípios. A plataforma traz ainda um dicionário de conceitos, para que o usuário possa conhecer e entender as legendas utilizadas na interpretação de cada tema.

A atualização dos dados se dará a cada 2 anos e novas funcionalidades serão constantemente implementadas.

O portal BDiAWeb foi construído por uma equipe multidisciplinar com amplo conhecimento nas áreas de informática e geociências. Com este lançamento, o IBGE espera facilitar o trabalho de pesquisadores, professores, estudantes e de todo o público que queira conhecer os recursos naturais do país.