Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE publica dois volumes da série Levantamento de Recursos Naturais do projeto RADAMBRASIL

Editoria: Geociências

30/10/2018 10h00 | Atualizado em 30/10/2018 10h00

O IBGE publica, nesta terça-feira (30 de outubro), os volumes 35 e 37 da série Levantamento de Recursos Naturais do projeto RADAMBRASIL. Em formato digital (à direita desta página), as publicações trazem informações sobre geologia, geomorfologia, pedologia (solos), vegetação e do uso potencial da terra, relativos a dois quadrantes da Carta Geológica do Brasil ao Milionésimo.

No mesmo dia, será realizado o VI Painel Memória sobre o projeto RADAM/RADAMBRASIL, com o objetivo de estimular o debate e a reflexão sobre esse que é um dos principais marcos das geociências no país. Durante o evento, haverá o lançamento do livro Desbravar, conhecer, mapear: memórias do Projeto RADAM/RADAMBRASIL, disponível à direita desta página.

Com a presença do presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, do diretor de Geociências, João Bosco de Azevedo, e de técnicos do IBGE que atuaram no projeto, o evento será realizado, a partir de 14 horas, no Auditório do Centro de Documentação Disseminação de Informações do IBGE (Rua General Canabarro, 706, Maracanã (RJ).

Os volumes 35 e 37 da Série Levantamento de Recursos Naturais (RADAMBRASIL), divulgados hoje, trazem informações sobre a Folha SG.22 CURITIBA e a Folha SF.22 PARANAPANEMA, respectivamente, da Carta Geológica do Brasil ao Milionésimo. Essas publicações integram um conjunto de 38 volumes que cobrem os temas geologia, geomorfologia, pedologia (solos), vegetação e do uso potencial da terra. O IBGE trabalha, a gora, nos dois últimos volumes da série.

O VI Painel Memória IBGE terá mesa de discussões com a participação de Pedro Edson Leal Bezerra, Ricardo Forim Lisboa Braga e Trento Natali Filho, que atuaram no RADAMBRASIL, além da exibição de vídeos com entrevistas e imagens do projeto. O evento, pretende promover o reconhecimento e a valorização do trabalho desempenhado por um significativo número de profissionais, cujos serviços tiveram grande relevância para o país.

O projeto RADAM - Radar na Amazônia – foi criado em 1970, priorizando a coleta de dados sobre recursos minerais, solos, vegetação, uso da terra e cartografia da Amazônia e áreas adjacentes da região Nordeste. Em 1975, o levantamento foi expandido para o restante do território nacional, visando o mapeamento integrado dos recursos naturais e passando a ser denominado Projeto RADAMBRASIL.

Realizado nas décadas de 1970 e 1980, o projeto representa, segundo os técnicos do IBGE, um dos maiores avanços no conhecimento dos recursos naturais brasileiros, tendo sido pioneiro no uso de imagens de radar para interpretação da geologia, geomorfologia, pedologia (solos), vegetação e do uso potencial da terra para todo o território nacional. Ao longo destes anos, os relatórios do RADAMBRASIL foram importantes para a realização de análises, diagnósticos e zoneamentos, entre outros estudos que envolvem a compreensão do meio natural do Brasil.