13/09/2018 | Última Atualização: 13/09/2018 15:29:34

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

Editoria: IBGE

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa, Pesquisa Industrial Anual Produto – PIA Produto, Pesquisa Anual de Comércio - PAC, Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, Pesquisa Anual de Serviços - PAS) se encerrou em 31 de julho, mas as empresas que não prestaram as informações dentro do prazo inicial ainda podem regularizar sua situação até o dia 15 de setembro.

Cerca de 83,9% das empresas procuradas já responderam às pesquisas. A partir do dia 16 de setembro, as empresas que não responderam serão notificadas e consideradas inadimplentes com o IBGE. As empresas notificadas terão até 31 de outubro para enviarem o questionário e regularizar sua situação.

Além de levantar informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas de seus segmentos, as pesquisas também servem de base para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, dos estados e Distrito Federal. Essas informações constituem a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público, o conhecimento dos setores econômicos pelas empresas, estudos acadêmicos e informação geral para a sociedade.

A prestação de informações para fins de pesquisas é obrigatória e todos os dados fornecidos são confidenciais e usados exclusivamente para fins estatísticos, conforme prevê a legislação que ampara a atuação do IBGE (Decreto-lei n.º 161, de 13 de fevereiro de 1967; Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968; Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973).  

Os questionários estão disponíveis para download aqui.  Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 81 81, ou procure a unidade do IBGE na sua localidade.