Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Livro resgata três décadas de expedições geográficas do IBGE

Editoria: IBGE

08/05/2018 10h00 | Atualizado em 14/05/2018 13h39

Produzido pela equipe de Memória Institucional do IBGE, o livro “As expedições geográficas do IBGE: um retrato do Brasil (1941-1968)” será lançado às 14h desta quinta-feira, 10 de maio, no Centro de Documentação e Disseminação de Informações do instituto, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, e dos pesquisadores Sérgio Nunes (UFF), Alceo Magnanini e Pedro Geiger (IBGE). A publicação está disponível de forma digital aqui.

O livro celebra os 50 anos de realização da última expedição geográfica (1968) e narra, através de texto e fotos, a memória dos trabalhos de campo. A documentação selecionada pertence ao Acervo dos Trabalhos Geográficos de Campo, coleção formada por 17.929 fotografias que estão digitalizadas e disponíveis na página da Biblioteca, no portal do IBGE.

“Já tinha a ideia de fazer um projeto com essas fotografias desde o meu mestrado em Memória Social, em 2000, assim como no doutorado, em 2010, duas ocasiões em que estudei esse acervo. E agora concluímos, com ajuda do Fábio de Carvalho”, disse uma das organizadoras da publicação, Vera Abrantes. “Partimos das expedições que foram publicadas como artigos na Revista Brasileira de Geografia e fomos selecionando as fotos”, explica.

Casa de colono na Colônia Mata Grande, em Rondonópolis, durante expedição no Mato Grosso, em 1953

As expedições geográficas promovidas pelo IBGE começaram em 1941. Desde então, inaugurou-se um período de três décadas (anos 40, 50 e 60) de trabalhos geográficos de campo, com o objetivo de mapear, reconhecer e integrar o território nacional.

As três décadas de expedições contribuíram para a consolidação do IBGE como centro produtor de análises sobre planejamento territorial, além de servir como agente na estruturação da geografia, cartografia e da geodesia como campos profissionais no Brasil.

As expedições geográficas do IBGE: um retrato do Brasil (1941-1968)

Organizadores: Fábio Mauro de Carvalho Leite e Vera Lucia Cortes Abrantes
Endereço: Auditório Teixeira de Freitas (Rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro- RJ).
Data e hora: 10 de maio (quinta-feira), às 14 horas