Livro resgata três décadas de expedições geográficas do IBGE
08/05/2018 10h00 | Atualizado em 14/05/2018 13h39
Produzido pela equipe de Memória Institucional do IBGE, o livro “As expedições geográficas do IBGE: um retrato do Brasil (1941-1968)” será lançado às 14h desta quinta-feira, 10 de maio, no Centro de Documentação e Disseminação de Informações do instituto, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, e dos pesquisadores Sérgio Nunes (UFF), Alceo Magnanini e Pedro Geiger (IBGE). A publicação está disponível de forma digital aqui.
O livro celebra os 50 anos de realização da última expedição geográfica (1968) e narra, através de texto e fotos, a memória dos trabalhos de campo. A documentação selecionada pertence ao Acervo dos Trabalhos Geográficos de Campo, coleção formada por 17.929 fotografias que estão digitalizadas e disponíveis na página da Biblioteca, no portal do IBGE.
“Já tinha a ideia de fazer um projeto com essas fotografias desde o meu mestrado em Memória Social, em 2000, assim como no doutorado, em 2010, duas ocasiões em que estudei esse acervo. E agora concluímos, com ajuda do Fábio de Carvalho”, disse uma das organizadoras da publicação, Vera Abrantes. “Partimos das expedições que foram publicadas como artigos na Revista Brasileira de Geografia e fomos selecionando as fotos”, explica.

As expedições geográficas promovidas pelo IBGE começaram em 1941. Desde então, inaugurou-se um período de três décadas (anos 40, 50 e 60) de trabalhos geográficos de campo, com o objetivo de mapear, reconhecer e integrar o território nacional.
As três décadas de expedições contribuíram para a consolidação do IBGE como centro produtor de análises sobre planejamento territorial, além de servir como agente na estruturação da geografia, cartografia e da geodesia como campos profissionais no Brasil.
As expedições geográficas do IBGE: um retrato do Brasil (1941-1968)
Organizadores: Fábio Mauro de Carvalho Leite e Vera Lucia Cortes Abrantes
Endereço: Auditório Teixeira de Freitas (Rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro- RJ).
Data e hora: 10 de maio (quinta-feira), às 14 horas