Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança nova edição do Mapa Físico do Brasil

Editoria: Geociências

13/12/2017 10h00 | Atualizado em 09/03/2018 08h27

O IBGE disponibiliza hoje a primeira versão do Mapa Físico do Brasil na escala 1:2 500 000 (1cm = 25km). Abrangendo aspectos físicos da superfície terrestre do território brasileiro, o mapa é uma representação cartográfica mural que traz informações sobre a altimetria e elementos fisiográficos do país, como montes, morros, picos, serras, corpos d’água. O Mapa ainda apresenta a organização político-administrativa do território nacional, através dos seus 26 estados, com respectivas capitais, e do Distrito Federal. A versão em PDF do mapa pode ser acessada aqui.


#PraCegoVer mapa físico do Brasil com hidrografia e escala de cores do azul (altitude negativa) a rosa (3000m)
Produzido nas versões impressa e digital, o mapa identifica as macrobacias hidrográficas brasileiras e as principais estruturas de relevo. Devido a sua ampla dimensão (1800mm X 2250mm), está dividido em 4 parte, para facilitar a impressão e o manuseio.

O mapa foi elaborado a partir da versão 2016 da Base Cartográfica Contínua do Brasil na escala 1:1.000.000. Para a representação das altitudes foi utilizado um sistema de graduação de cores hipsométricas, técnica que representa as elevações de um terreno através de cores. Na nova edição, a cor verde representa as altitudes mais baixa, terminando na cor magenta, que representa as altitudes maiores.