Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza mapa da cobertura e uso da terra de Mato Grosso

Editoria: IBGE

30/06/2015 09h30 | Atualizado em 07/08/2017 09h28

 

O IBGE disponibiliza, a partir de hoje (30/06), o Mapa da Cobertura e Uso da Terra do Estado de Mato Grosso para o ano de 2013, nos formatos shape (arquivo que contém dados geoespaciais em forma de vetor) e pdf. O mapa auxilia no processo de gestão dos temas ligados ao meio ambiente, além de servir de apoio para a avaliação de impactos ambientais e elaboração de zoneamentos ecológicos e econômicos e de processos de transformação. O Mapa da Cobertura e Uso da Terra do Estado de Mato Grosso pode se acessado em pdf pelo link ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/uso_da_terra/unidades_federacao/. O formato shape estará disponível em ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/uso_da_terra/unidades_federacao/shape/.

Atividades de cobertura e uso da terra são regionalizadas em Mato Grosso

Pelo mapeamento, observa-se que, em mais de 40% do estado de Mato Grosso, ainda domina a atividade pecuária, com animais de grande porte e rebanho, cuja finalidade é o corte. Esta atividade predomina no sul do estado, no nordeste, na região do rio Araguaia e no norte, entre as regiões de Alta Floresta e Nova Bandeirantes.

A área destinada à produção de grãos e fibras apresenta uma maior concentração na região centro-norte, especialmente nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, e na região centro-sul, destacando-se os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste. Esta atividade associa-se também a outras, como a pecuária de animais de grande porte, em segundo plano ou associada a outras atividades, dispersa por todas as regiões do estado.

A atividade extrativa vegetal domina no noroeste do estado e no norte, onde ocorre uma maior concentração de áreas florestais. O grande número de unidades de conservação (de proteção integral e uso sustentável) e a concentração de terras indígenas contribuem para a preservação dessas áreas de coberturas vegetais nativas.

Imagens de satélite auxiliaram a produção do mapa

O mapa da Cobertura e Uso da Terra do Mato Grosso é resultado da interpretação de imagens de satélite, conjugadas à análise de informações obtidas em trabalhos de campo, análises de tipologia agrícola e de documentação acessória disponível, estatísticas e textos.

Este mapeamento segue as orientações do Manual Técnico de Uso da Terra – 3ª edição e utiliza o Sistema de Classificação de Uso da Terra (SCUT), na definição das unidades de mapeamento. Mais informações sobre este estudo no link http://saladeimprensa.ibge.gov.br/pt/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2554.

 

Comunicação Social
30 de junho de 2015