Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Ence abre inscrições para Especialização

Editoria: IBGE

31/08/2015 11h17 | Atualizado em 03/08/2017 16h08

 

Entre os dias 01 de setembro e 30 de outubro de 2015, estarão abertas as inscrições do processo seletivo para até 30 vagas do curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). O edital já está disponível neste link.

O curso é gratuito (sem taxa de inscrição e sem mensalidade) e tem contribuído em seus 18 anos de existência para a formação de quadros técnicos, acadêmicos e tomadores de decisão nas áreas de planejamento e gestão ambiental e territorial, nas esferas pública e privada.

O programa está estruturado em quatro bimestres totalizando 420 horas/aula, equivalentes a 28 créditos distribuídos em 16 disciplinas obrigatórias e mais quatro créditos em disciplinas eletivas. A conclusão do curso é condicionada à apresentação de uma monografia. São, ainda, realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até oito horas de duração.

A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais de ecologia, geografia, demografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, gestão territorial e temas correlatos.

O processo seletivo possui três fases de caráter eliminatório:

  • 1ª fase: prova de português e redação - 06 de novembro de 2015
  • 2ª fase: prova de matemática - 06 de novembro de 2015
  • 3ª fase: entrevistas - 03 e 04 de dezembro de 2015

O curso de Especialização tem início previsto para março de 2016. Informações complementares podem ser obtidas na página da Ence.

A Ence é uma instituição federal de ensino superior que faz parte do IBGE. Fundada em 1953, a Escola atua nos níveis de Bacharelado, Especialização (desde 1984), Mestrado (1998) e Doutorado (2014), além de promover atividades de pesquisa e oferecer cursos avulsos de atualização e extensão. Também é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento dos servidores do IBGE. Amanhã (01/09) também serão abertas as inscrições para Mestrado e Doutorado, conforme pode ser conferido neste link.

 

Comunicação Social
31 de agosto de 2015