Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Brasil em Números 2015 traz novo capítulo sobre poder judiciário

Editoria: IBGE

10/09/2015 10h46 | Atualizado em 03/08/2017 16h05

 

O IBGE lança, hoje (10/09/2015), a edição 2015 da publicação anual bilíngue Brasil em Números/ Brazil in figures, em evento no Museu de Arte/Fundação Cultural de Blumenau (MAB), em Santa Catarina, com a presença da presidenta do Instituto, Wasmália Bivar, e da diretora de Projetos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, Fernanda Paixão. O Brasil em Números reúne um conjunto extenso e abrangente de dados sobre a realidade econômica, social e ambiental brasileira, provenientes de pesquisas do IBGE e de outras fontes. Esta 23ª edição traz um novo capítulo sobre Poder Judiciário. A cerimônia de lançamento do Brasil em Números 2015 será às 20 horas, no Museu de Arte de Blumenau (Rua XV de novembro, 161 - Centro - Blumenau, SC).

A publicação pode ser acessada na Biblioteca ou adquirida na Loja Virtual do IBGE.

A publicação Brasil em Números busca conjugar informação estatística, conhecimento e arte. Cada um dos 23 capítulos contém artigos de renomados pesquisadores, acompanhados de tabelas e gráficos com indicadores econômicos, sociais e ambientais, ilustrados com imagens de pinturas e esculturas que integram o acervo do Museu de Arte de Blumenau, produzidas por artistas brasileiros e estrangeiros. A capa apresenta uma pintura de Roy Kellermann, que retrata a Prefeitura antiga da cidade.

A apresentação do livro traz Uma breve história do Brasil, seguida por 22 capítulos temáticos sobre Território, População, Habitação, Saúde, Previdência Social, Educação, Trabalho, Participação Política. E também Preços, Contas Nacionais, Agropecuária, Indústria, Energia, Comércio, Transporte, Turismo, Comunicações, Finanças Públicas, Comércio Exterior, Ciência e Tecnologia, Poder Judiciário e Meio Ambiente. Os capítulos contêm as estatísticas públicas mais recentes produzidas pelo IBGE e, também, dados produzidos pelo Banco Central do Brasil, Agências Reguladoras, além Ministérios Federais e órgãos públicos.

A partir deste ano, a publicação passa a trazer um capítulo destinado ao Poder Judiciário, desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com dados e informações produzidas pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, que retratam a estrutura, a litigiosidade, os recursos humanos e as despesas, por ramos de justiça no Brasil.

Em cada edição, um museu é selecionado pelo IBGE, para ilustrar a publicação com imagens de obras de arte, na capa e no início de cada seção temática da publicação. As obras são reproduzidas, também, em material promocional com cartazes, folders, tanto impressos, como eletronicamente no site do IBGE, contribuindo para a disseminação da arte. Na introdução da publicação, um texto de abertura e fotografia apresentam o museu selecionado, destacando seu histórico e suas principais características.

O MAB é o primeiro museu-parceiro do projeto que se encontra sediado fora de uma capital. Com projeção dentro e fora do estado de Santa Catarina, o museu tem uma proposta de socialização da arte voltada à formação cidadã, indo ao encontro das expectativas editoriais da publicação.


Comunicação Social
10 de setembro de 2015