Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga taxa de desocupação em quatro regiões metropolitanas

O IBGE divulga, hoje (26 de junho de 2014), os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), referentes...

26/06/2014 06h00 | Atualizado em 26/06/2014 06h00

O IBGE divulga, hoje (26 de junho de 2014), os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), referentes ao mês de maio de 2014, para as regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados das Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. O atraso nas etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade do dado coletado foi devido à paralisação dos servidores do IBGE, impossibilitando a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação. Posteriormente, em data ainda não definida, serão divulgados os dados completos do mês de maio incluindo as Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre.

A Pesquisa Mensal de Emprego, realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. A pesquisa abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.

Desocupação permanece estável nas quatro regiões metropolitanas

Regionalmente, em maio de 2014 a taxa de desocupação ficou estável nas quatro regiões divulgadas, em relação ao mês anterior. Em relação a maio de 2013, a taxa declinou 1,8 ponto percentual no Rio de Janeiro e 1,2 ponto percentual em São Paulo. Em Recife e Belo Horizonte, o cenário foi de estabilidade.

O contingente de desocupados, em maio de 2014, manteve-se estável em todas as regiões na comparação com abril. No confronto com maio de 2013, caiu 34,8% na região metropolitana do Rio de Janeiro, 21,7% em São Paulo e manteve a estabilidade em Recife e Belo Horizonte.

Emprego com carteira assinada aumenta em São Paulo em relação a maio/2013

Na classificação por posição na ocupação, em maio de 2014, a população ocupada com carteira assinada no setor privado permaneceu estável nas quatro regiões divulgadas na comparação com abril. No confronto com maio de 2013, a região metropolitana de São Paulo apresentou aumento de 3,7% e as demais regiões mantiveram situação de estabilidade. Em relação aos empregados sem carteira assinada no setor privado, na comparação mensal, Recife teve aumento de 13,5% e as outras três regiões permaneceram estáveis. Na comparação com maio de 2013, São Paulo registrou queda de 22,5% e Belo Horizonte, de 11,8%.

Serviços domésticos têm queda em Recife e Belo Horizonte em relação a maio/2013

Na classificação por grupamentos de atividade, em maio de 2014, Recife apresentou queda de 12,2% nos serviços domésticos em relação a abril e de 17,5% no confronto com maio de 2013. Nesse mesmo grupamento, Belo Horizonte registrou queda de 8,8% na comparação com maio de 2013. Os demais grupamentos de atividade mantiveram a estabilidade nas duas comparações, nas quatro regiões divulgadas.

Rendimento Médio Real cai em Recife e Belo Horizonte e sobe no Rio de Janeiro

De abril para maio de 2013, o rendimento médio real caiu nas regiões metropolitanas de Recife (-1,1%) e Belo Horizonte (-1,4%) e subiu na região metropolitana do Rio de Janeiro (2,9%), mantendo-se estável em São Paulo. Na comparação com maio de 2013, o rendimento médio real subiu em Recife (8,4%), Rio de Janeiro (7,4%) e São Paulo (1,7%) e caiu 1,6% em Belo Horizonte.