Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Pioneira no ensino de Estatística no país, ENCE completa 60 anos

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, instituição federal de ensino superior integrada ao IBGE, completa 60 anos...

05/03/2013 07h01 | Atualizado em 05/03/2013 07h01

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, instituição federal de ensino superior integrada ao IBGE, completa 60 anos nesta quarta, 6 de março, apontando para o futuro com uma boa notícia para o ensino e a pesquisa no Brasil: a perspectiva de implementar seu Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas ainda no primeiro semestre de 2014. O curso encontra-se em fase de discussão no âmbito do IBGE, com previsão de encaminhamento do projeto para a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no decorrer de 2013.

Primeira faculdade de estatística do Brasil, os currículos iniciais da ENCE influenciaram fortemente a fixação do currículo mínimo para a graduação em Estatística, contribuindo assim para a organização de cursos nessa área em diversas instituições de ensino superior do país.

Sem falar na tradição e reconhecida referência no mercado de trabalho, a ENCE apresenta a particularidade de ter sido criada, em 6 de março de 1953, como parte do IBGE. Essa vinculação propicia a docentes e alunos da Escola o intercâmbio frequente com os profissionais envolvidos no levantamento dos dados e informações do Instituto.

Para maiores informações sobre a ENCE, siga o link http://www.ence.ibge.gov.br/web/ence/home.

A ENCE planeja e desenvolve as atividades de ensino e pesquisa, nas áreas de estatística, demografia e geografia e, além da graduação em Estatística, oferece dois cursos em nível de pós-graduação: Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território (desde 1997) e Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (desde 1998), de grau 4 na avaliação da CAPES. A Escola é responsável ainda pelos cursos de Capacitação dos Servidores do IBGE, oferecidos também a distância através da Escola Virtual.

Desde a formatura de sua primeira turma, a Escola já graduou 1782 estatísticos. Em 2012, o Bacharelado formou 36 novos estatísticos; na pós-graduação, foram defendidas 38 monografias da Especialização e 65 dissertações de Mestrado.

Interesse crescente pela graduação da ENCE amplia número de inscritos na seleção de 2013

Num mundo cada vez mais dependente da informação, as Ciências Estatísticas (ou simplesmente Estatística) – conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados - têm importância crescente, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A procura pelo curso da ENCE aumenta ano a ano: em 2013, o número de inscritos no processo seletivo (1742) foi 38% maior que na seleção de 2012 (1259). Atualmente, o ingresso na graduação se dá através do Sistema de Seleção Unificado que utiliza as notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Anualmente, são oferecidas 120 vagas (60 em cada semestre).

A ENCE funciona em prédio próprio, no bairro de Santa Teresa, município do Rio de Janeiro (Rua André Cavalcanti, 106 – tel.: 21-2142-4677).

O aniversário dos 60 anos será comemorado nesta quarta, 6/03, no auditório da Escola com uma cerimônia a ser aberta às 15h30min com apresentação do Coral do IBGE, seguido da mesa redonda “ENCE: passado, presente e futuro”. Participam da mesa a presidenta do IBGE, Professora Dra. Wasmália Barata Bivar, a coordenadora geral da ENCE, Professora Dra. Denise Britz do Nascimento Silva e o Professor Dr.Simon Schwartzman (do IETS – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade).