Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza mosaico de imagens do estado de Goiás e Distrito Federal

Já estão disponíveis, no site do IBGE, as novas imagens do estado de Goiás e do Distrito Federal...

31/10/2012 08h01 | Atualizado em 31/10/2012 08h01

Já estão disponíveis, no site do IBGE, as novas imagens do estado de Goiás e do Distrito Federal, que fazem parte de um projeto que está sendo desenvolvido para geração de ortoimagens do sensor AVNIR-2 (do satélite ALOS), que cobrirão diversos estados da Federação. O projeto foi concebido para disponibilizar para a sociedade ortoimagens, mosaicos e cartas-imagem a fim de atender às demandas em relação às informações atualizadas e compatíveis com a escala 1:100.000.

Ao todo, foram ortorretificadas (corrigidas das distorções devidas ao relevo e à geometria de imageamento) 173 imagens que cobrem completamente o Estado de Goiás e o Distrito Federal. As ortoimagens foram mosaicadas e recortadas em 150 folhas, seguindo a articulação da escala de 1:100.000 do Sistema Cartográfico Nacional. Para facilitar a visualização e a interpretação dos elementos, foram aplicados realces radiométricos às folhas do mosaico.

As ortoimagens e as folhas de mosaico, em formato geotiff, estão disponíveis em
ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_orbitais/

Parte do conjunto de cartas imagem que cobrem o estado e stão disponíveis também para download, no formato PDF, em
ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_do_territorio/imagens_corrigidas/cartas_imagem/bc100//
.

Para mais informações, consultar o link
ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_do_territorio/imagens_corrigidas/ortomosaicos/bc100/descritivo_Projeto_BC100_GO_DF_situacao2012_out.pdf

As imagens do sensor AVNIR-2 possuem resolução espacial de dez metros, em quatro bandas espectrais equivalentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As imagens utilizadas foram adquiridas entre os anos de 2007 e 2010, sendo 60% delas nos anos de 2009 e 2010.

De interesse de usuários diversos, o mosaico atende prioritariamente às necessidades de estudo e trabalho da área de geociências, com destaque para os profissionais de engenharia, geografia e cartografia.