Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE abre inscrições para mestrado

As inscrições para o Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) vão de 10 de setembro a 10 de outubro de 2012.

13/09/2012 11h01 | Atualizado em 13/09/2012 11h01

As inscrições para o Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) vão de 10 de setembro a 10 de outubro de 2012, das 13h às 20h. O programa oferece anualmente até 30 vagas, prevendo bolsas de estudo (CAPES, IBGE) a serem concedidas aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso, por ordem de classificação na seleção. O edital do processo seletivo está disponível na página www.ence.ibge.gov.br/web/ence/processo-seletivo-mestrado. Mais informações também podem ser obtidas na secretaria da Gerência de Registro e Controle da ENCE: (21) 2142-4690 e 2142-4696.

O processo seletivo será realizado em três fases, todas de caráter eliminatório. As duas primeiras fases ocorrem em 29 de outubro e consistem na prova de inglês (das 9h30 às 11h30) e na prova de conhecimentos gerais e de conhecimentos básicos de matemática e de estatística (das 13h30 às 17h30). A terceira fase consiste na análise e avaliação da documentação e entrevista, de 10 a 11 de dezembro. O resultado final será divulgado em 14 de dezembro.

A ENCE é uma instituição federal de ensino superior que faz parte do IBGE. Foi fundada em 1953 e, desde 1984, vem oferecendo cursos de Pós-Graduação lato sensu. Em 1998, foi criado o Programa de Mestrado, stricto sensu, em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. A Escola atua nos níveis de bacharelado, especialização e mestrado, além de promover atividades de pesquisa e oferecer cursos avulsos de atualização e extensão. Também é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento dos servidores do IBGE.

O Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atividades de docência e pesquisa, e de profissionais que possam desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação, preservação e disseminação de estatísticas e informações que ampliem o conhecimento da realidade demográfica, econômica, social, territorial e ambiental do país. O mestrado se insere na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na área específica de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, em 1998, vem recebendo nota quatro no sistema oficial de avaliação da CAPES, o que atesta a excelência de seu corpo docente, e a consistência e atualidade de suas linhas de pesquisa. A lista das dissertações defendidas encontra-se disponível na página www.ence.ibge.gov.br/web/ence/dissertacoes-mestrado.

O curso tem início previsto para o mês de março de 2013 e desenvolve-se em três períodos letivos: março a maio, junho a setembro e setembro a dezembro. Os meses de janeiro e fevereiro também são utilizados para ministrar disciplinas. Os projetos de ensino e pesquisa e as dissertações estruturam-se em torno de quatro linhas:

  • Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas;
  • Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos;
  • Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e
  • Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.