Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE disponibiliza coordenadas e altitudes para 21.304 localidades brasileiras

Editoria: Geociências

18/11/2011 07h01 | Atualizado em 16/03/2018 10h02

Está disponível para consulta a partir de hoje, 18/11/2011, no site do IBGE na Internet, o Cadastro de Localidades Brasileiras Selecionadas, que fornece os nomes, a subordinação político-administrativa (a que grande região, estado,meso ou microrregião pertencem), as coordenadas (latitudes e longitudes) e altitudes médias das sedes de 21.304 localidades como municípios, vilas, assentamentos rurais e aldeias indígenas, entre outras existentes em 2010. Todas as informações podem ser acessadas via busca por nome da localidade, no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/estrutura_territorial/localidades.

O Cadastro de Localidades Selecionadas atende à crescente demanda da sociedade por informações georreferenciadas. Ele deverá ser atualizado periodicamente e aperfeiçoado.

Campos do Jordão é a cidade mais alta do país

Por meio do Cadastro de Localidades Selecionadas, é possível saber, por exemplo, que o município paulista de Campos do Jordão é o mais alto do país. Sua sede está localizada a 1.639,2 metros de altitude em relação ao nível do mar, enquanto Grossos, no Rio Grande do Norte, tem sua sede localizada exatamente no nível do mar, a 0 metro de altitude.

Analisando-se as informações sobre latitudes, descobre-se que o Brasil tem 27 municípios (0,5% do total) acima da Linha do Equador, sendo que o município mais a Norte do país é Uiramutã, em Roraima (lat. 4,58°). No outro extremo, o município brasileiro mais “meridional”, ou seja a Sul do Equador, é Chuí, no Rio Grande do Sul (lat. -33,7°).

Os municípios nos extremos leste e oeste são, segundo as informações de longitudes, respectivamente, Pitimbu, na Paraíba (long. -34,8°), e Mâncio Lima, no Acre (long. -72,9°).

O banco de dados também dá as coordenadas (latitude e longitude) precisas de todas as 516 aldeias indígenas catalogas pela Funai (Fundação Nacional do Índio) - definidas como a casa ou conjunto de casas ou malocas que servem de habitação para no mínimo 20 indígenas - e dos 921 assentamentos rurais (ou agrovilas) existentes em 2008, segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Também estão reunidas no banco de dados informações sobre 4.718 vilas (ou sedes de distritos, que são subdivisões dos municípios), de 7.086 povoados, 210 núcleos rurais, 355 lugarejos e 1.933 áreas urbanas isoladas.