Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE recebe prêmio em evento internacional

O IBGE acaba de receber o Prêmio de Excelência Geoespacial pelo projeto Base Territorial 2010 – Evolução e Potencial, ...

17/08/2011 07h31 | Atualizado em 17/08/2011 07h31

O IBGE acaba de receber o Prêmio de Excelência Geoespacial pelo projeto Base Territorial 2010 – Evolução e Potencial, considerada a melhor aplicação geoespacial para demografia da América Latina em 2011. O prêmio foi entregue durante o Fórum Geoespacial Latinomericano (Latin American Geospatial Forum – LAGF), realizado até 19 de agosto, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Tendo em vista atender às demandas do Censo 2010, a Base Territorial foi elaborada para integrar a representação espacial das áreas urbanas e rurais do território brasileiro em um ambiente de banco de dados geoespaciais, utilizando modernos recursos de tecnologia da informação. Na abertura do evento, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, falou sobre a importância do uso de informações geoespaciais no Brasil e de como o IBGE vem integrando dados geocientíficos e estatísticos, de forma a aperfeiçoar o conhecimento da realidade do país.

Com o tema Trazendo perspectivas globais para a ação local, o LAGF visa contribuir para a troca de informações entre os profissionais da indústria geoespacial na América Latina. Trata-se da primeira conferência anual latino-americana para exposição da informação geoespacial, tecnologia e aplicações. O evento é organizado pela GIS Development – The Global Geospatial Media Company, em colaboração com o IBGE e o Instituto Pereira Passos (IPP). O objetivo é colocar o conhecimento geoespacial no centro da agenda econômica e de desenvolvimento dos países latino-americanos.

Também participam do evento o diretor de Geociências do IBGE, Luiz Paulo Souto Fortes, e outros técnicos e pesquisadores do instituto, que abordarão, em suas palestras, os temas Infraestrutura de dados espaciais; Sistema de navegação global por satélite; Fotogrametria digital (método de levantamento topográfico que utiliza a fotografia) e navegação 3D; e Mapeamento do estado do Rio de Janeiro.

O encontro, apoiado pela Comissão Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA), incluirá sessões plenárias, simpósios, seminários, workshops, sessões técnicas, mostra de tecnologia e exposições. O fórum é destinado a representantes governamentais, acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

A programação completa do LAGF está disponível no link http://lagf.org/2011/ps.htm.