Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE completa 75 anos e investe no diálogo com a sociedade

Após a realização do Censo Demográfico 2010, que envolveu mais de 230 mil pessoas num trabalho minucioso e extenso...

27/05/2011 06h01 | Atualizado em 27/05/2011 06h01

Após a realização do Censo Demográfico 2010, que envolveu mais de 230 mil pessoas num trabalho minucioso e extenso, ainda em processo de análise e com amplo calendário de divulgação, o IBGE completa, no dia 29 de maio, 75 anos com uma grande certeza: o diálogo com a sociedade é o melhor caminho para retratar fielmente a realidade do país.

Esse compromisso, que acompanha o Instituto desde sua criação, ganhou força com o estabelecimento das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE) nas 27 Unidades da Federação e nos 5.565 municípios brasileiros. Lado a lado com o IBGE, os representantes das Comissões participaram do processo de realização do Censo desde a sua preparação até a supervisão e o controle de qualidade das informações coletadas. O IBGE manterá o relacionamento estabelecido com as comunidades locais para desenvolver novos projetos e ações em conjunto.

Outro passo importante no fortalecimento do diálogo com a sociedade é a realização, no próximo ano, no Rio de Janeiro, do III Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais. Entre os principais objetivos desse Encontro, que reúne usuários e produtores de dados geográficos e estatísticos do Brasil e do exterior,destacam-se a garantia da transparência em torno das informações estatísticas e geocientíficas produzidas no País, a análise da qualidade e o debate sobre temas relevantes que devem ser investigados.

Atualmente, o IBGE é um dos órgãos de estatística e de geociências mais prestigiados internacionalmente e participa ativamente de uma série de fóruns internacionais. Cabe destacar as reuniões anuais da Comissão de Estatística das Nações Unidas e do Comitê de Estatística da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), além da Conferência dos Estatísticos Europeus e Conferência de Estatística das Américas. Não é à toa que, enquanto se prepara para ser o anfitrião do 60º Congresso Mundial de Estatística, em 2015, o IBGE participa das etapas deste ano na Irlanda e de 2013 em Hong Kong. Além disso, o instituto também estará no Fórum de Alto Nível da ONU para Gerenciamento Global da Informação Geoespacial, em outubro deste ano, em Seul.

Pesquisas domiciliares serão contínuas

Para ampliar e aprimorar o conhecimento sobre a realidade sociodemográfica do Brasil, o IBGE está construindo o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD). Neste novo modelo, as pesquisas domiciliares serão realizadas de forma associada e contínua. A implementação do SIPD tem início com a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que substituirá a PNAD anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que, hoje restrita a seis regiões metropolitanas, terá seu alcance ampliado. As mudanças atendem à demanda pela produção sistemática de diversos dados em nível nacional, que até então têm periodicidade anual ou maior, abrangendo, entre outras, áreas como saúde, segurança alimentar, trabalho infantil, vitimização e justiça e condições de vida.

No âmbito do sistema de estatísticas econômicas, nos próximos anos, o IBGE pretende revisar o processo de produção das estatísticas econômicas básicas, criando uma base de dados única e um sistema único de contato com o informante, integrando a produção de estatísticas econômicas com o Sistema de Contas Nacionais. Ademais, serão produzidos Índices de Preços ao Consumidor para cada estado e para o Distrito Federal.

Projeto de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais está em fase de ampliação

O IBGE também consolida sua posição entre os grandes produtores de dados e informações geoespaciais, temáticas e de referência. O Instituto tem papel central na implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE, disponível em http://www.inde.gov.br/), onde são disponibilizados produtos de uma série de projetos já em execução, ou previstos para os próximos anos, que incluem a ampliação do mapeamento de cobertura e uso da terra de todo o território nacional, a associação da base geoespacial de dados territoriais com informações estatísticas do Censo 2010 e de outras pesquisas.

E não se pode falar de inovação, progresso e capacitação sem mencionar a tecnologia. O IBGE também foium dos dez premiados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a Netexplorateur, ONG francesa pelo desenvolvimento da sociedade digital, pelas inovações tecnológicas usadas no Censo 2010. Nesse âmbito, a Diretoria de Informática se consolida como órgão setorial para a gestão institucional de Tecnologia da Informação do IBGE, incrementando cada vez mais sua política de segurança da informação e o uso de padrões de intercâmbio de dados e metadados estatísticos e geocientíficos.

ENCE dará ênfase na educação a distância

No âmbito acadêmico, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) planeja modernizar a estrutura curricular do bacharelado em Estatística e a criação de um mestrado profissional em Análise Ambiental e Gestão do Território, além da implementação da estratégia do ensino a distância, para atender o quadro técnico da própria Instituição e outros estudantes de graduação e pós-graduação.

Para consolidar essas e outras conquistas, o IBGE tem mais um desafio: dar prosseguimento ao processo de renovação, qualificação e ampliação do seu quadro de servidores, que soma mais de sete mil profissionais em todo o país.

IBGE lança nova edição do Anuário Estatístico do Brasil
Como parte das comemorações do seu aniversário, o IBGE lança, em 27 de maio, uma nova edição do Anuário Estatístico do Brasil (AEB), que reúne numa única publicação informações de diversas pesquisas do Instituto, como a PNAD; de indicadores econômicos, como as contas nacionais, os índices de preços e as vendas no comércio; além de dados sobre o território brasileiro e o meio ambiente. O anuário pode ser adquirido na loja virtual do IBGE: https://www.ibge.gov.br/lojavirtual/