Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

20/10/2010: um planeta repleto de números comemora o Dia Mundial das Estatísticas pela primeira vez

Em 20 de outubro de 2010, por iniciativa da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, está sendo comemorado em mais de 75 países o Dia Mundial das Estatísticas...

19/10/2010 08h01 | Atualizado em 19/10/2010 08h01

Em 20 de outubro de 2010, por iniciativa da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, está sendo comemorado em mais de 75 países o Dia Mundial das Estatísticas. “Eu convido a comunidade internacional a trabalhar junto com as Nações Unidas para capacitar todos os países a suprir suas demandas estatísticas”, declarou o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, a propósito desta data, que será celebrada pela primeira vez (em http://unstats.un.org/unsd/wsd/docs/SecGen_LetterOnWSD_oct.pdf, a íntegra da declaração).

O site da ONU para o Dia Mundial das Estatísticas está em http://unstats.un.org/unsd/wsd/. Para ver o Dia Mundial das Estatísticas no facebook, acesse http://www.facebook.com/pages/World-Statistics-Day-2010/353189579699?v=wall.

Hoje, o mundo está imerso em estatísticas. Os países que abrigam cerca de 80% da população mundial estão fazendo seus censos demográficos neste ano ou no próximo (em 2010, China, EUA, Rússia, Japão, Indonésia, Paquistão, México, Coréia do Sul, Brasil e Argentina, entre outros e, em 2011, mais de 90% dos países da União Européia, entre outros). Ao mesmo tempo, as estatísticas sobre a economia global nunca tiveram tamanho destaque, no rescaldo de uma das maiores crises econômicas de todos os tempos.

No Brasil, as pesquisas eleitorais não saem das primeiras páginas, enquanto inflação, desemprego, PIB, saneamento básico, mortalidade infantil e analfabetismo, entre outros indicadores, alimentam o debate sobre os projetos políticos dos candidatos a presidente.

Mesmo sem levar em conta conjunturas econômicas ou eleitorais, é possível notar a presença permanente das estatísticas na medicina, na segurança pública, no controle da produtividade das empresas, no mercado de capitais, nos cálculos atuariais (seguros e previdências privadas), no esporte e na prospecção do consumo.

O IBGE, através da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), tem o prazer de convidar a todos para as atividades comemorativas do Dia Mundial da Estatística, que acontecerão no Auditório da ENCE (rua André Cavalcanti, 106, 3º andar, Santa Teresa, Rio de Janeiro). Após a abertura, às 15 h, serão feitas palestras sobre as Inovações do Censo 2010 (Zélia Bianchini, IBGE, Diretora de Pesquisas Substituta, e Marco Antonio dos Santos Alexandre, Coordenador Técnico do Censo Demográfico, das 15:30 às 16:45), sobre a Antropometria e estado nutricional no Brasil (André Luiz Martins Costa, da equipe da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, das 17 às 18:15h) e sobre Modelagem estatística para previsão de resultados de jogos: O caso da Copa do Mundo de 2010 (Francisco Louzada Neto - Centro de Estudo do Risco do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos, das 18:45h às 20h).