Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE abre inscrições para o mestrado

Inscrições começam em 13 de setembro.Edital disponível na página da ENCE...

06/09/2010 05h01 | Atualizado em 06/09/2010 05h01

Inscrições começam em 13 de setembro.Edital disponível na página da ENCE. São oferecidas até 30 vagas.

As inscrições vão de 13 de setembro a 19 de outubro de 2010, das 13:00h às 20:00h. Para se inscrever, o candidato deve entregar toda a documentação exigida (incluindo o pré-projeto de pesquisa) na secretaria da Gerência de Registro e Controle da ENCE, na Rua André Cavalcanti, 106, sala 105, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Mais informações na secretaria da Gerência de Registro e Controle da ENCE: (21) 2142-4690 e 2142-0123 ramal 3919.

O processo seletivo compreende três fases, todas de caráter eliminatório: provas 8 de novembro - 1ª fase: prova de inglês, 9:30h às 11:30h; 2ª fase: prova de conhecimentos gerais e de conhecimentos básicos de matemática e de estatística, 13:30 às 17:30h; 3ª fase: análise e avaliação da documentação e entrevista, de 7 a 10 de dezembro. O resultado final será divulgado em 17/12/2010.

O programa oferece anualmente até 30 vagas, prevendo-se um número limitado de bolsas de estudo (CAPES, IBGE) a serem concedidas aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso, por ordem de classificação na seleção.

O Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atividades de docência e pesquisa, e de profissionais que possam desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação, preservação e disseminação de estatísticas e informações que ampliem o conhecimento da realidade demográfica, econômica, social, territorial e ambiental do país.

O Mestrado se insere na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na área específica de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, em 1998, vem recebendo nota quatro no sistema oficial de avaliação da CAPES, o que atesta a excelência de seu corpo docente, e a consistência e atualidade de suas linhas de pesquisa. Ao final de 2009, o mestrado já havia titulado 204 mestres. A lista das dissertações defendidas encontra-se disponível na página da ENCE.

O Mestrado tem início previsto para o mês de março de 2011 e desenvolve-se em três períodos letivos: março a maio, junho a setembro e setembro a dezembro. Os meses de janeiro e fevereiro são também utilizados para ministrar disciplinas. Os projetos de ensino e pesquisa e as dissertações estruturam-se em torno de quatro linhas:

  • Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas;
  • Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos;
  • Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e
  • Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.