Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Navegando por rios ou via satélite: como as entrevistas do Censo 2010 chegam ao IBGE

Os 8.514.876,599 km² de território brasileiro são um desafio a mais para a realização do Censo 2010...

30/07/2010 09h01 | Atualizado em 23/06/2023 15h20

Os 8.514.876,599 km² de território brasileiro são um desafio a mais para a realização do Censo 2010. Além de comportarem climas e vegetações os mais diversos, podem abrigar brasileiros em locais de difícil acesso e demandam do IBGE um grande planejamento logístico para a transmissão dos dados deste que é o primeiro Censo totalmente informatizado do país. Saiba como as informações que cada um prestará ao recenseador chegarão até o instituto.

Há mais de três anos, o IBGE se prepara para receber as informações prestadas pela população, seja através das entrevistas realizadas pelos 191.972 recenseadores, que visitarão todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, seja por meio da Internet.

Quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados) que serão utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.

Após realizar as entrevistas nos domicílios, cada recenseador levará o PDA até um dos 7.000 postos de coleta para transmitir os dados – essa operação deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Chegando ao posto, o recenseador conecta seu aparelho em um notebook instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações. O responsável pelo posto de coleta, após receber as informações coletadas por vários recenseadores, reúne esses dados e os transmite ao Sistema Central de Processamento do IBGE. A previsão é que eles enviem esses dados diariamente. A transmissão será pela Internet e, dependendo do local, poderá utilizar conexão de banda larga; modens 2G/3G; ou até mesmo satélites, por meio de antenas fixas ou móveis: tudo de maneira criptografada.

O IBGE estima receber de 300 a 400 mil pacotes de informações, em cinco locais: Salvador (receberá os dados dos postos de coleta da Bahia), Belo Horizonte (para os de Minas Gerais), São Paulo (para os de São Paulo), Porto Alegre (para os postos do Rio Grande do Sul) e no Rio de Janeiro (que receberá os dados dos postos de coleta das outras 23 unidades da federação, além dos questionários respondidos pela Internet).

Pela primeira vez, será possível responder o Censo pela Internet

Moradores de todos os 5.565 municípios do país terão ainda a opção de prestar as informações através da Internet. Entretanto, para isso, eles primeiramente deverão receber a visita de um recenseador, informar a ele seu telefone e dele receber um envelope lacrado, que conterá códigos de acesso para acessar um portal e o questionário do Censo.

Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, informar novamente o código de acesso e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa estava quando a conexão caiu.

Haverá um prazo máximo de cinco dias para o morador responder pela Internet. No caso de não haver resposta nesse prazo, a equipe de atendimento telefônico do IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações. Ao mesmo tempo, o recenseador responsável por aquele domicílio será orientado a fazer nova visita, para coletar, de forma presencial, as informações. O site para respostas pela Internet é seguro, e as informações também serão criptografadas antes de serem transmitidas até o IBGE.

Em 2010, quase metade da população mundial será recenseada

Entre 2006 e 2014, a quase totalidade (93%) dos 236 países mencionados pela ONU em seu site (http://unstats.un.org/unsd/demographic/sources/census/censusdates.htm) fará seus Censos Demográficos. Em 137 deles, onde vivem cerca de 80% da população mundial, o Censo ocorrerá em 2010 ou 2011.

Apenas em 2010, além do Brasil, outros 67 países farão Censo. Entre eles estão alguns vizinhos das Américas, como Estados Unidos, México, República Dominicana, Costa Rica, Panamá, Argentina, Venezuela e Bolívia; países da Ásia, como China, Indonésia, Paquistão, Japão, Filipinas, Tailândia e Coréia do Sul; além da Rússia, Suíça, Finlândia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Zâmbia e Papua / Nova Guiné, entre outros.

Considerando-se as informações populacionais da ONU a respeito desses 68 países, quase a metade (46,8%) da população mundial será recenseada em 2010. Em 2011, quando o Censo ocorrerá em outros 69 países, entre eles quase todos os da Europa, será recenseado mais um terço (32,9%) da população mundial.