Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE realiza seminário sobre Censo 2010 para jornalistas

A uma semana do início da coleta de informações para o Censo 2010, o IBGE realiza hoje (26/07), a partir das 9h30, um seminário sobre o Censo especialmente voltado para os jornalistas de todo o Brasil...

26/07/2010 09h01 | Atualizado em 23/06/2023 15h21

A uma semana do início da coleta de informações para o Censo 2010, o IBGE realiza hoje (26/07), a partir das 9h30, um seminário sobre o Censo especialmente voltado para os jornalistas de todo o Brasil. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), na rua General Canabarro 706, Maracanã, Rio de Janeiro, mas será transmitido via satélite para todas as unidades do IBGE, localizadas nos 27 estados brasileiros. Vão participar o presidente do Instituto, Eduardo Pereira Nunes, a diretora de Pesquisas, Wasmália Bivar, a coordenadora operacional do Censo, Maria Vilma Salles Garcia, e outros diretores e pesquisadores envolvidos no Censo.

No seminário, serão detalhadas a operação censitária, a sua importância para o país, as inovações tecnológicas, as novidades do questionário e demais aspectos do Censo. Os jornalistas presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes e receberão exemplares do “Guia do Censo 2010 para Jornalistas”, elaborado pelo IBGE. A versão do Guia em pdf já disponível na Sala de Imprensa do site do instituto, no https://www.ibge.gov.br/arquivo/noticias/ .

O primeiro Censo Demográfico do século 21 começa a partir de 1º de agosto. É a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo: quantos e como somos e de que forma vivemos. Seus resultados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.

O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena.Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.

Mas, para que o IBGE consiga tirar a “fotografia” mais nítida possível do Brasil, é preciso informar o público em geral sobre a importância de abrir as portas aos recenseadores – com segurança – e de que forma os resultados da pesquisa contribuirão para o exercício da cidadania.

Vale lembrar que não é só o Brasil que vai realizar o Censo em 2010. A população mundial vai ser praticamente recontada nos próximos dois anos: mais de 70 países estão realizando seus Censos neste ano, e em 2011 outros 50 países farão o mesmo.