Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança nova edição do Manual Técnico de Geomorfologia

O IBGE lança hoje a segunda edição do Manual Técnico de Geomorfologia...

02/03/2010 07h01 | Atualizado em 02/03/2010 07h01

O IBGE lança hoje a segunda edição do Manual Técnico de Geomorfologia, utilizado como referência pelo Instituto para mapear o relevo brasileiro, com informações e conceitos que orientam o trabalho em todas as regiões do Brasil. Trata-se de uma atualização da primeira edição do manual de 1995, contemplando a evolução do mapeamento do relevo, especialmente na área de interpretação de imagens em meio digital, geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas integrados a Banco de Dados. O manual destaca também parâmetros e variáveis que ajudam a avaliar se um terreno possui condições para abrigar construções e ocupação humana.

O Manual disponibiliza metodologia própria e inédita, desenvolvida por uma equipe de geógrafos e geólogos, distribuídos pelas Unidades Estaduais do IBGE. Com a incorporação de novas tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento, além de imagens de satélite, o manual passa a incluir avanços de metodologia, descreve técnicas, procedimentos e definições que permitiram realizar o mais completo mapeamento do relevo brasileiro. A publicação está ilustrada com 101 recortes de imagens de sensores remotos, 89 fotografias do terreno e 56 desenhos ilustrativos.

Essas metodologias publicadas no Manual são usadas em estudos sobre Recursos Naturais, Geografia Física e Meio Ambiente, sendo que os procedimentos e conceitos para mapeamentos podem ser utilizados por estudantes, professores e pesquisadores de todas as regiões e em outros países.

Outra finalidade do Manual é o estabelecimento de normas para a produção e armazenamento dessas informações em banco de dados, atendendo às necessidades de especificações técnicas exigidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

Os Manuais Técnicos de Geociências têm sido divulgados, a partir de 1991, com o objetivo de uniformizar e definir critérios para os trabalhos realizados pelo IBGE, no âmbito nacional, e contribuir para a disponibilização de metodologias e padronizações também no campo extrainstitucional.

Imagens e paisagens – O Manual também serve de referência para a elaboração dos mapas do relevo brasileiro em escalas menores como os mapas murais e os Atlas Nacional e Escolar, produzidos pelo IBGE. O Manual Técnico mostra ainda a metodologia utilizada para avaliar a contribuição do relevo nos processos erosivos, sendo um componente de grande relevância nos estudo sobre impactos ambientais.

Métodos e técnicas de trabalhos de campo também são apresentados através de fichas de descrição da paisagem e coleta de material para análise em laboratório. Com essas fichas, foram feitas cerca de 500 descrições de paisagens, com apoio em mais de 1000 fotos que compõem o Banco de Dados da Geomorfologia e uma galeria de fotos. O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.

O novo Manual Técnico de Geomorfologia pode ser adquirido nas livrarias do IBGE e pelo site da Loja Virtual do Instituto (https://www.ibge.gov.br/lojavirtual). Para mais informações e entrevistas, entre em contato com o setor de Comunicação Social do IBGE, pelos telefones (21) 2142-4651/ 0985/ 0986/ 0882/ 0890/ 0919 ou pelo e-mail comunicacao@ibge.gov.br.