Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Processo seletivo para o curso de graduação da Escola de Estatística do IBGE será pelo novo ENEM

A seleção para o Curso de Graduação em Estatística da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE será exclusivamente através do novo ENEM...

24/11/2009 06h01 | Atualizado em 24/11/2009 06h01

A seleção para o Curso de Graduação em Estatística da >Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE será exclusivamente através do novo ENEM. A ENCE aproveitará como fase única o resultado alcançado pelos candidatos nas provas do ENEM de 2009 para o ingresso no curso. A Escola é uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior e oferece ensino gratuito. Para o ano letivo de 2010 serão ofertadas 120 vagas e 37 bolsas de diferentes modalidades.

A seleção para a ENCE estará aberta aos candidatos que tenham concluído curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que estejam cursando a última série desses. O Edital do Processo Seletivo está disponível na página da Escola, no site www.ence.ibge.gov.br. Para o primeiro semestre de 2010 serão oferecidas 60 vagas no turno noturno e para o segundo semestre serão 60 vagas no turno matutino.

A inscrição para o ingresso na graduação da ENCE será por meio do Sistema de Seleção Unificado do ENEM, administrado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) por meio de seu site. A Secretaria vai divulgar as vagas ofertadas e a relação dos candidatos habilitados à matrícula. O candidato sempre poderá visualizar a nota do último selecionado dentro do número de vagas e comparar para saber se sua pontuação será suficiente para obter o ingresso na graduação. A inscrição no Sistema de Seleção Unificado para as vagas destinadas ao curso de graduação da ENCE será de única e exclusiva responsabilidade do candidato.

ENCE oferece 37 bolsas de três modalidades para alunos da graduação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas tem posição relevante no ensino de Estatística no Brasil e atua em três níveis de ensino, mantendo, além do curso de Graduação em Estatística (Bacharelado), o curso de pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território e o Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

A Escola de Estatística do IBGE oferece para os alunos do curso de Graduação em Estatística 14 bolsas de monitoria, 10 bolsas-auxílio para alunos carentes de recursos financeiros e também 13 bolsas de iniciação científica através do Projeto PIBIC/CNPq.

A duração regular média do Bacharelado em Estatística é de 4 anos (8 semestres) e a formação acadêmica do Estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática Superior, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e um elenco de disciplinas profissionalizantes.

A diversidade de atuação do Estatístico é crescente, sendo um dos grandes atrativos da profissão cujo mercado de trabalho encontra-se em expansão. O profissional de estatística tem penetração em áreas como mercado financeiro, bancos e seguradoras, indústria, empresas de pesquisas de mercado e de opinião, marketing, previdência privada, demografia e saúde, dentre outras áreas.O salário médio inicial gira em torno de R$ 3 mil e a inserção no mercado de trabalho tem sido imediata à colação de grau.

Mais informações pelos telefones da Secretaria da ENCE: (21)2142- 4676/ 3919/ 4684/ 4682.