Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE adere ao Enem. Inscrições vão até 17 de julho
Os estudantes que quiserem cursar o curso de graduação “Bacharelado em Estatística”, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE), agora precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...
23/06/2009 05h01 | Atualizado em 23/06/2009 05h01
Os estudantes que quiserem cursar o curso de graduação “Bacharelado em Estatística”, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE), agora precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições estão abertas até 17 de julho - as provas ocorrerão nos dias 03 e 04 de outubro. A ENCE oferece 120 vagas de graduação por ano, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para o da noite. A duração regular média do curso é de quatro anos (oito semestres).
O Processo Seletivo Discente da Ence é realizado em conjunto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e as duas instituições aderiram ao novo Enem como etapa única para o acesso aos cursos de graduação para o Vestibular 2010. A ENCE oferece bolsas de Iniciação Científica (11 bolsas do Projeto Pibic/CNPq), de Monitoria/Iniciação Científica (15 bolsas), além de contar com programa de Ação Afirmativa (12 bolsas de permanência para alunos carentes).
Estatística: uma escolha de futuro
A diversidade de atuação do Estatístico é crescente e um dos grandes atrativos para quem quer exercer a profissão de estatístico. Seu mercado de trabalho está em expansão e é bastante abrangente: ele pode trabalhar em setores como mercado financeiro, bancos e seguradoras, indústria, empresas de mercado e de opinião, marketing, previdência privada, demografia e saúde, universidades e instituições públicas e de pesquisa científica, entre outras.
A formação acadêmica do Estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática Superior, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e um elenco de disciplinas profissionalizantes, possibilitando-lhe promover a melhora da eficiência e a solução de vários problemas práticos importantes em todas as áreas do saber.
A inserção dos alunos da ENCE no mercado de trabalho tem sido imediata à sua colação de grau. O salário médio inicial, superior às demais carreiras da área de ciências exatas, oscila em torno de R$ 3 mil no Rio de Janeiro.
O Programa de Bacharelado em Estatística da ENCE já formou 1.659 estatísticos profissionais até março de 2009. Atualmente, o Programa conta com cerca de 350 alunos inscritos. A Escola está equipada com três laboratórios de informática e uma excelente biblioteca.
A Coordenação da Graduação da ENCE está à disposição dos alunos do Ensino Médio e ao corpo docente das escolas para proferir palestras sobre a Estatística, o mercado de trabalho do estatístico e o novo processo de acesso ao Bacharelado.
A ENCE
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), fundada em 1953, é uma Instituição Federal de Ensino Superior além de ser órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ENCE atua em três níveis de ensino superior: além do curso de graduação Bacharelado em Estatística, mantém o curso de pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território e o Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.
A singular vinculação ao IBGE propicia a docentes e alunos da ENCE acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio frequente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados, que nela atuam como docentes – o que garante formação teórica sólida e ancorada na boa prática profissional.
Outras informações:
Coordenação de Graduação - Professor José Matias de Lima.
Tels: (21) 2142-4676 / 4697.
E-mail: matias.lima@ibge.gov.br.
Ence: www.ence.ibge.gov.br.