Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE adere ao Enem. Inscrições vão até 17 de julho

Os estudantes que quiserem cursar o curso de graduação “Bacharelado em Estatística”, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE), agora precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

23/06/2009 05h01 | Atualizado em 23/06/2009 05h01

Os estudantes que quiserem cursar o curso de graduação “Bacharelado em Estatística”, oferecido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE-IBGE), agora precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições estão abertas até 17 de julho - as provas ocorrerão nos dias 03 e 04 de outubro. A ENCE oferece 120 vagas de graduação por ano, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para o da noite. A duração regular média do curso é de quatro anos (oito semestres).

O Processo Seletivo Discente da Ence é realizado em conjunto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e as duas instituições aderiram ao novo Enem como etapa única para o acesso aos cursos de graduação para o Vestibular 2010. A ENCE oferece bolsas de Iniciação Científica (11 bolsas do Projeto Pibic/CNPq), de Monitoria/Iniciação Científica (15 bolsas), além de contar com programa de Ação Afirmativa (12 bolsas de permanência para alunos carentes).

Estatística: uma escolha de futuro

A diversidade de atuação do Estatístico é crescente e um dos grandes atrativos para quem quer exercer a profissão de estatístico. Seu mercado de trabalho está em expansão e é bastante abrangente: ele pode trabalhar em setores como mercado financeiro, bancos e seguradoras, indústria, empresas de mercado e de opinião, marketing, previdência privada, demografia e saúde, universidades e instituições públicas e de pesquisa científica, entre outras.

A formação acadêmica do Estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática Superior, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e um elenco de disciplinas profissionalizantes, possibilitando-lhe promover a melhora da eficiência e a solução de vários problemas práticos importantes em todas as áreas do saber.

A inserção dos alunos da ENCE no mercado de trabalho tem sido imediata à sua colação de grau. O salário médio inicial, superior às demais carreiras da área de ciências exatas, oscila em torno de R$ 3 mil no Rio de Janeiro.

O Programa de Bacharelado em Estatística da ENCE já formou 1.659 estatísticos profissionais até março de 2009. Atualmente, o Programa conta com cerca de 350 alunos inscritos. A Escola está equipada com três laboratórios de informática e uma excelente biblioteca.

A Coordenação da Graduação da ENCE está à disposição dos alunos do Ensino Médio e ao corpo docente das escolas para proferir palestras sobre a Estatística, o mercado de trabalho do estatístico e o novo processo de acesso ao Bacharelado.

A ENCE

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), fundada em 1953, é uma Instituição Federal de Ensino Superior além de ser órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ENCE atua em três níveis de ensino superior: além do curso de graduação Bacharelado em Estatística, mantém o curso de pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território e o Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

A singular vinculação ao IBGE propicia a docentes e alunos da ENCE acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio frequente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados, que nela atuam como docentes – o que garante formação teórica sólida e ancorada na boa prática profissional.

Outras informações:

Coordenação de Graduação - Professor José Matias de Lima.
Tels: (21) 2142-4676 / 4697.
E-mail: matias.lima@ibge.gov.br.
Ence: www.ence.ibge.gov.br.