Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Processo seletivo do IBGE: últimos dias para inscrições

As inscrições para o processo seletivo simplificado que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fará para contratar 3.500 Agentes de Pesquisas e Mapeamento...

18/06/2009 07h01 | Atualizado em 18/06/2009 07h01

As inscrições para o processo seletivo simplificado que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fará para contratar 3.500 Agentes de Pesquisas e Mapeamento, em 480 municípios de todas as Unidades da Federação e no Distrito Federal, encerram-se na próxima terça-feira, 23 de junho.

As contratações serão pelo prazo de 12 meses, prorrogáveis pelo mesmo período, de acordo com o cronograma das pesquisas e a necessidade de trabalho, para atuar nas pesquisas econômicas e sociodemográficas do instituto. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Consulplan (www.consulplan.net), ou em agências credenciadas dos Correios nos municípios onde houver vagas. A taxa de inscrição é de R$ 16,20. A remuneração dos Agentes de Pesquisas e Mapeamento, para uma jornada de 40 horas semanais, será de R$ 700, com direito aos auxílios transporte e alimentação, além de férias e 13º salário.

O candidato que optar pela inscrição presencial deverá inscrever-se nas Agências Credenciadas dos Correios do município onde deseja trabalhar, conforme lista divulgada no site da Consulplan. Excepcionalmente, no município do Rio de Janeiro, o candidato deverá escolher a subdivisão de município onde deseja trabalhar.

Para concorrer é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou português naturalizado, ter concluído o ensino médio (antigo 2º Grau), estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar. È vedada a participação de servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses.

Com duração de quatro horas, a prova terá 60 questões de múltipla escolha sobre os cinco temas discriminados no anexo I do edital: língua portuguesa (15 questões), geografia (15), raciocínio lógico (10), conhecimentos gerais (10) e noções de informática (10). Serão eliminados os candidatos que não acertarem, pelo menos, uma questão de cada tema ou menos de 30% do total das questões. A prova será aplicada em 328 pólos, às 13h do dia 02 de agosto. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte e o resultado final, em 20 de agosto. Veja o cronograma completo na tabela abaixo: