Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2010: comissões censitárias abrem espaço para a sociedade

Nesta quinta-feira, dia 07 de maio, será criada a primeira Comissão Censitária Estadual do Censo 2010, em Mato Grosso do Sul...

07/05/2009 05h01 | Atualizado em 07/05/2009 05h01

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados e municípios, além de instituições da sociedade civil, poderão acompanhar e auxiliar nas atividades do Censo 2010 através das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que serão instaladas até julho em todas as 27 unidades da federação e 5.565 cidades brasileiras. As comissões funcionam como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade, e participarão de todo o processo de realização do Censo 2010.

Nesta quinta-feira, dia 07 de maio, será criada a primeira Comissão Censitária Estadual do Censo 2010, em Mato Grosso do Sul. O evento contará com as presenças do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e do governador André Puccinelli, além de outras autoridades. O lançamento ocorrerá às 16 horas, na Sala de Reuniões do Gabinete do Governador, localizada na Av. do Poeta, - Bl 08 – Parque dos Poderes, Campo Grande.

Na preparação do trabalho de campo, as CMGEs colaboram na cessão de espaços e infra-estrutura para instalação dos quase 6,5 mil postos de coleta, na revisão de mapas e cadastros; no esclarecimento de dúvidas a respeito de divisas intermunicipais e do posicionamento correto de localidades, entre outras atividades.

As CMGEs serão um espaço onde representantes da sociedade poderão se reportar ao IBGE. Cerca de 1.250 coordenadores do IBGE, cada um responsável por em média cinco municípios, presidirão as reuniões nos municípios, acompanhando o trabalho de 230 mil agentes de pesquisa e garantindo a qualidade do trabalho do Censo.

Durante a coleta das informações, as CMGEs auxiliarão na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões de domicílios. Podem ajudar, por exemplo, a divulgar aoperação,asensibilizar a população para responder corretamente as perguntas dos recenseadores e na oferta de meios de transporte para as equipes de campo.

Ao fim da pesquisa de campo, os resultados provisórios do Censo 2010 serão apresentados aos membros das comissões, que terão então a oportunidade de averiguar a qualidade da cobertura e, se for o caso, propor verificações.

Cronograma das CMGES

As CCEs serão instaladas nas 27 unidades federativas até junho deste ano e as CMGEs serão implantadas em todos os municípios brasileiros até julho. Com um Cronograma Geral para todas as CMGEs, serão realizadas cinco reuniões ordinárias e quantas extraordinárias forem necessárias. Para os encontros, serão disponibilizados kits com cartilhas, releases, pastas, blocos de anotação e boletins informativos.

A primeira reunião terá convocação por ofício e deverá ocorrer até julho deste ano. Esses encontros entre representantes dos municípios e o representante do IBGE marcarão a instalação das CMGEs e o início das atividades preparatórias para o Censo 2010 diretamente com as sociedades locais.

Farão parte da pauta da primeira reunião temas relativos à atualização da base territorial, quando serão apresentados os mapas com os limites político-administrativos do País, observando as leis relativas a território. Nessa etapa, serão identificados aglomerados subnormais (favelas, invasões, cortiços e similar), loteamentos, assentamentos, Unidades de Conservação Ambiental e Terras Indígenas. No caso de serem detectadas necessidades de ajustes na base territorial, poderão ser convocadas reuniões extraordinárias para tratar especificamente do tema.

Data: 07 de maio de 2009 (quinta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Sala de Reuniões – Gabinete do Governador: Av. do Poeta, - Bl 08 – Parque dos Poderes.