Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança novo programa de transformação de coordenadas

Já está disponível para download gratuito na área de “Geociências” do site do IBGE ...

Editoria: Geociências

01/12/2008 09h01 | Atualizado em 19/03/2018 14h45

Já está disponível para download gratuito na área de “Geociências” do site do IBGE (www.ibge.gov.br) o ProGriD, um software que transforma coordenadas (latitude, longitude) nos referenciais SAD 69 e Córrego Alegre para o novo sistema Sirgas2000, adotado como referencial geodésico oficial do país em fevereiro de 2005. Para apresentar a ferramenta digital, detalhar sua metodologia e orientar os usuários a utilizá-la, o instituto promove o lançamento do ProGriD, segunda-feira (1º de dezembro), a partir de 14h, no auditório da Unidade Estadual do IBGE no Rio de Janeiro, av. Beira Mar, 436, 14º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ. A programação detalhada do evento está abaixo.
O ProGriD substituirá o TCGeo, lançado pelo IBGE em 2005 e atualmente em uso, e apresentará resultados mais precisos e com mais opções de referenciais. Para fazer o download do ProGriD, o usuário deve acessar o endereço https://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia.
Na ocasião do lançamento do ProGriD, também será lançado o terceiro número da revista “Ponto de Referência”, com artigos relacionados à adoção do referencial Sirgas2000 e com foco especial na questão ambiental.

Lançamento do ProGriD

Local: Auditório da Unidade Estadual do IBGE no Rio de Janeiro, av. Beira Mar, 436, 14º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Programação:
14:00 – Abertura e lançamento da Revista Ponto de Referência
Luiz Paulo Souto Fortes – coordenador do PIGN no Brasil e diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Marcelo Carvalho dos Santos – coordenador do PIGN no Canadá e prof. dr. da Universidade de New Brünswick – UNB
Valéria Oliveira Henrique de Araújo – coordenadora do Grupo de Divulgação – GT1 e Assessora da Coordenação de Cartografia do IBGE
14:30 – Metodologia/Demonstração/Ferramentas do ProGriD
Leonardo Castro de Oliveira – coordenador do Grupo de Conversão entre Referenciais - GT 3 e prof. dr. do Instituto Militar de Engenharia – IME
Marcos Ferreira dos Santos – Engenheiro cartógrafo e gerente do Projeto Royalties de Petróleo da Coordenação de Geodésia do IBGE
Marcelo Carvalho dos Santos – coordenador do PIGN no Canadá e prof. dr. da Universidade de New Brünswick - UNB
15:15 – Perguntas
15:30 - Encerramento

Saiba mais sobre o Sirgas2000

Em 25 de fevereiro de 2005, o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas2000) foi oficialmente adotado como a nova referência para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).
Isso significa que, a partir de 2014, após um período de dez anos de transição, serão consideradas oficiais apenas as informações produzidas tendo o Sirgas2000 como sistema geodésico. Essa decisão foi tomada no âmbito do Projeto Mudança do Referencial Geodésico (PMRG), criado em 2000, coordenado pelo IBGE e constituído por grupos de trabalho com representantes de instituições governamentais e privadas, universidades e usuários que lidam com informações georreferenciadas.
Um sistema geodésico de referência é um sistema coordenado, utilizado para representar características terrestres, sejam elas geométricas ou físicas. Na prática, serve para a obtenção de coordenadas (latitude e longitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta.
A diferença fundamental entre o Sirgas2000 e os antigos referenciais utilizados no Brasil é que estes são topocêntricos, ou seja, o ponto de origem e orientação dos sistemas está na superfície da Terra; enquanto o Sirgas2000 tem concepção geocêntrica, isto é, adota como referencial um ponto calculado computacionalmente no centro da Terra. Adotando-se o referencial geocêntrico, é possível fazer uso direto da tecnologia de GPS (Global Positioning System, ou Sistema Global de Posicionamento), uma importante ferramenta para a atualização de mapas, controle de frota de empresas transportadoras, navegação aérea, marítima e terrestre em tempo real. Além disso, a adoção desse novo sistema pela América Latina contribuirá para o fim de uma série de problemas originados na discrepância entre as coordenadas geográficas apresentadas pelo sistema GPS e aquelas encontradas nos mapas utilizados atualmente no continente.
Entre as coordenadas produzidas pelos antigos referenciais e o Sirgas2000 existe um deslocamento espacial variável, dependendo do local onde se está. A distância média para o mesmo ponto em SAD 69 e Sirgas2000 é algo em torno de 65 metros.