Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE inicia coleta das informações da Pnad 2008

A coleta das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad 2008 começa, a partir dessa semana, em aproximadamente 150 mil domicílios, ...

06/10/2008 07h01 | Atualizado em 06/10/2008 07h01

A coleta das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad 2008 começa, a partir dessa semana, em aproximadamente 150 mil domicílios, distribuídos por todos os estados brasileiros. Além dos temas investigados todos os anos, em 2008, a Pnad terá um suplemento especial sobre Saúde, resultado de convênio com Ministério da Saúde, que abordará temas como o acesso ao atendimento de saúde e medicamentos, saúde das mulheres, planos de saúde, violência e acidentes de trânsito, realização de exercícios físicos e características do tabagismo. Uma equipe de cerca de 2.500 entrevistadores participarão da coleta das informações, prevista para terminar em dezembro. O tempo estimado para cada entrevista é de uma hora e meia. A divulgação dos resultados da Pnad 2008 será no próximo ano.

Com 163 perguntas, o suplemento saúde da Pnad 2008 investigará, na parte de características de saúde dos moradores, o cadastramento dos domicílios na unidade de saúde da família, a existência de doenças como hipertensão, asma, diabetes, depressão, cirrose, entre outras, além da cobertura de plano de saúde, o valor da mensalidade do plano, o acesso aos serviços de saúde, número de consultas médicas no ano, a utilização de medicamentos de uso contínuo, o recebimento gratuito de medicamentos, consultas ao dentista, vacinação, internação e atendimentos no domicílio.

Em relação à saúde da mulher, a Pnad levantará informações sobre a realização de mamografia, exame preventivo para câncer do colo do útero, entre outras. Na parte de saúde dos moradores há, também, dez perguntas sobre violência e acidentes de trânsito e sedentarismo (horas assistindo TV, utilização de computador e videogame). Outros temas pesquisados pela Pnad 2008 serão as características de mobilidade física e os fatores de risco à saúde, que incluem perguntas sobre a capacidade de realizar trabalhos domésticos (levantar objetos pesados, subir escada, empurrar mesa), a realização de exercícios físicos ou esporte. No capítulo características de tabagismo, há perguntas dirigidas ao fumante diário, ao fumante ocasional e ao ex-fumante sobre os produtos do tabaco que emitem fumaça (cigarro, charuto, cigarrilha) e aqueles que não emitem fumaça (rapé, fumo de mascar etc).

Um terço dos domicílios da amostra da Pnad (aproximadamente 50 mil) vai responder à Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), realizada em outros 15 países. Na Petab, o tema tabagismo será aprofundado por meio de 91 perguntas sobre o hábito de fumar, as tentativas e os métodos de parar de fumar, o fumante passivo, a exposição à mídia relacionada ao tabaco, entre outras.

A pesquisa básica da Pnad 2008, com 251 perguntas, investigará as características dos domicílios, dos moradores, migração, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil e fecundidade, questionando, por exemplo, o número de cômodos dos domicílios, a existência dos serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, telefonia móvel e convencional, e os bens duráveis presentes (fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, microcomputador com acesso à Internet), entre outras informações. A Pnad 2008 investigará, pela primeira vez, a posse de DVD e a existência de carro e motocicleta no domicílio.

Em relação às características dos moradores, há perguntas sobre cor e raça, estado de origem e anos de estudo. Já na parte de trabalho infantil, pergunta-se, entre outros pontos, sobre a ocupação das crianças e adolescentes, o rendimento e se realizavam afazeres domésticos. E no capítulo de características de trabalho e rendimento dos moradores, há perguntas sobre a jornada de trabalho, tipo de remuneração (produção, empreitada, comissão) desocupação, contribuição para Previdência, sindicatos e a posse de carteira de trabalho.

São Paulo é o estado onde serão visitados, entre outubro e dezembro, o maior número de domicílios (17.580), seguido por Minas Gerais (14.154), Bahia (13.874), Rio Grande do Sul (12.324) e Rio de Janeiro (11.841). Pelo segundo ano consecutivo, a coleta das informações será feita com auxílio de 3 mil computadores de mão. Para melhorar a qualidade da informação, o IBGE investe constantemente no treinamento das equipes de campo.

De 1967 a 1970, a PNAD foi realizada a cada três meses, passando a ser anual a partir de 1971. A pesquisa sempre cobriu as cinco regiões brasileiras, com exceção da área rural da região Norte, que só foi incluída em 2004. O sistema Pnad foi criado com a finalidade de produzir informações para o estudo e planejamento do desenvolvimento socioeconômico do país. A Pnad 2008 tem parceiros nacionais e internacionais: Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Nacional do Câncer, Secretaria de Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Organização Mundial da Saúde, Organização Panamericana da Saúde, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH), Centro de Controle e Prevenção de Doenças e Falantropias Bloomberg.