Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Coleta informatizada dos Censos 2007

Coleta informatizada dos Censos 2007 vence concurso Inovação na Gestão Pública Federal com o projeto Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais...

25/03/2008 12h31 | Atualizado em 25/03/2008 12h31

Com o projeto Coleta de Dados por Computadores de Mão para Censos de Proporções Continentais, o IBGE foi o vencedor da 12ª edição do prêmio Inovação Tecnológica na Gestão Pública Federal, conferido pela Escola Nacional de Administração Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O IBGE concorreu com 117 projetos de outras instituições federais.
Após análise dos trabalhos, o comitê julgador, integrado por 24 avaliadores, escolheu 20 práticas para serem visitadas. Dez especialistas do comitê técnico avaliaram in loco as experiências e elaboraram um relatório para análise do comitê julgador, que se reuniu novamente e definiu os 10 finalistas. Na última etapa, em Brasília, os finalistas apresentaram os projetos e o IBGE foi escolhido vencedor.
A coleta das informações dos Censos 2007 englobou simultaneamente e de forma integrada  o Censo Agropecuário e a Contagem da População, além do Cadastro de Endereços. Pela primeira vez no país, esta operação censitária foi totalmente informatizada, com aproximadamente 80 mil recenseadores realizando as entrevistas por meio de computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Considerando-se o tamanho do país, ela foi a primeira operação desta dimensão no mundo.
O segundo lugar ficou com a iniciativa Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal, que também ganhou o prêmio Destaque de Gestão de Políticas Públicas de Inclusão Social. A experiência Nossa Várzea – Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira, da Secretaria do Patrimônio da União, ficou com o terceiro lugar.