Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Segunda safra representa 23,7% da produção nacional de milho

O Centro-Oeste produz 53% do milho 2ª safra colhido no Brasil e o município de Lucas do Rio Verde (MT) lidera essa produção, com 595.100 toneladas em 2006. O milho em grão é cultivado em 95,6% dos municípios brasileiros ...

06/03/2008 06h01 | Atualizado em 06/03/2008 06h01

O Centro-Oeste produz 53% do milho 2ª safra colhido no Brasil e o município de Lucas do Rio Verde (MT) lidera essa produção, com 595.100 toneladas em 2006.

O milho em grão é cultivado em 95,6% dos municípios brasileiros e, em 2006, foram colhidas 42,7 milhões de toneladas.

Pela primeira vez, o IBGE está divulgando os dados da produção nacional de milho (em grão) discriminados em 1ª e 2ª safras em nível municipal. Essas informações desagregadas estão disponíveis no portal do IBGE na Internet, de modo interativo, através do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), em www.ibge.gov.br .

Produto agrícola com a maior abrangência nacional, o milho é cultivado em 5.319 municípios brasileiros, (ou 95,6%). Cultura temporária (depois de colhido necessita de novo plantio), o milho pode ser semeado de agosto a junho sem o artifício da irrigação, e seu ciclo vegetativo dura em torno dos 140 dias. Os dados consolidados pelo IBGE, através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola e da Pesquisa Agrícola Municipal, abrangem lavouras com mais de um hectare e produção superior a uma tonelada.

A produção do milho 1ª safra, entre 2002 a 2006, representou, em média, 76,3% da produção total de milho (em grão) colhido no país, enquanto que o milho 2ª safra participou com os 23,7% restantes. A Região Sul participou, em média, com 47% da produção nacional do milho 1ª safra. No caso do milho 2ª safra, a maior participação foi da Região Centro-Oeste (53%), onde as terras agrícolas, em grande parte, são ocupadas com a cultura da soja na safra de verão.

Paraná e Mato Grosso lideram em 1ª e 2ª safra, respectivamente

O Paraná produz em média 27% da produção nacional de milho, sendo o maior produtor do país, fornecendo 10,9 milhões de toneladas de milho (em grão) por ano. Lidera o ranking nacional da produção do milho 1ª safra, e somente nos últimos dois anos estudados (2005-2006) perdeu a liderança na produção do milho 2ª safra para o Mato Grosso.

Em nível municipal a maior quantidade de milho 1ª safra produzida no período, foi observada em Chapadão do Céu (GO) com 379.968 toneladas obtidas no ano de 2003. Para o milho 2ª safra destacou-se o município de Lucas do Rio Verde (MT) com 595.100 toneladas produzidas em 2006. Em termos de rendimento médio os municípios de Iguatu (PR) e Bom Sucesso do Sul (PR) foram os que obtiveram os maiores índices de produtividade no milho 1ª safra, superando os 9.900 kg/ha no ano de 2005. Para o milho 2ª safra foi o município de Brasilândia de Minas (MG) que atingiu o maior índice com 8.700 kg/ha em 2006.

Segunda safra não tem período de plantio pré-definido

A cultura do milho, notadamente no Centro-Sul do País, tem duas épocas de plantio. A primeira safra (plantio de verão) é realizada na época tradicional, durante o período chuvoso, que vai de fins de agosto, na região Sul, até outubro e novembro, no Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, ocorre no início do ano.

A segunda safra (ou safrinha) refere-se ao milho de sequeiro ou ao irrigado, plantados de janeiro a abril, normalmente após a soja precoce e, em alguns locais, após o milho de verão e o feijão das águas. O milho de 2ª safra não tem um período pré-fixado para seu plantio, como o milho de safra normal, que é plantado no início das chuvas.

As séries históricas mostram uma redução na área plantada para a primeira safra, devido à concorrência com a soja, o que tem sido parcialmente compensado pelo aumento dos plantios de milho na 2ª safra.

Plantado no final da época recomendada, o milho de 2ª safra tem sua produtividade bastante afetada pelo regime de chuvas, pela insolação e a temperatura na fase final do ciclo. Como é plantado após uma cultura de verão, o milho de 2ª safra também depende fortemente da época do plantio e do ciclo da cultura antecessora.