Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE planeja Censo 2010 em parceria com países do Mercosul

Entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro o IBGE está em campo implementando a segunda prova piloto que vai ajudar no planejamento do censo demográfico de 2010.

27/11/2007 08h01 | Atualizado em 27/11/2007 08h01

 

Entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro o IBGE está em campo implementando a segunda prova piloto que vai ajudar no planejamento do censo demográfico de 2010. A operação será realizada em parceria com o Instituto Nacional de Estadística y Censos (INDEC) da Argentina e a Dirección General de Estadística, Encuestas y Censos (DGEEC) do Paraguai. Haverá aplicação simultânea de questionários em cerca de mil domicílios de Ciudad del Este (Paraguai), Posadas (Argentina) e Foz do Iguaçu (Brasil). Acompanharão, como observadores não participativos, representantes dos países do Projeto Censo Comum do Mercosul, integrado pelos países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) mais Bolívia, Chile, México, Equador e Venezuela. Estes três últimos países incorporaram-se ao projeto em 2006. Representantes de outros países da América do Sul também vão acompanhar as atividades.

Os trabalhos de campo subsidiarão o Seminário de avaliação, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, com objetivo de formular recomendações para as próximas etapas do projeto e harmonizar as estatísticas e tecnologias dos censos populacionais nos países. O evento será no Hotel Mercure, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e terá também participação do presidente do IBGE, do cônsul do Brasil em Ciudad del Este e de representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A prova conjunta vai testar perguntas sobre Migração Internacional, que poderão ser adotadas nos Censos 2010. Também será possível avaliar o deslocamento diário nas áreas de fronteira, seja para trabalho, estudo ou outros serviços, proporcionando assim insumos para o estudo de fenômenos de difícil mensuração nas operações censitárias.

Um dos principais objetivos do censo populacional é a coleta de informações que permitam formular políticas públicas e conhecer melhor a realidade do país, como tamanho e composição da população, características gerais, estrutura familiar, movimentos migratórios, escolaridade, trabalho, rendimento e habitação.

 

 

Mais informações na Coordenação de Comunicação Social do IBGE, nos telefones:

                                           (21) 2142-4651 / 0882 / 8786 / 0986 / 0985 / 0919 / 0890