Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Seminário homenageia um dos fundadores da estatística no Brasil

O IBGE realizará, no dia 26 de novembro, um seminário em homenagem ao médico, sanitarista e demografista, José Luiz Sayão de Bulhões Carvalho.

23/11/2007 12h31 | Atualizado em 23/11/2007 12h31

O IBGE realizará, no dia 26 de novembro, um seminário em homenagem ao médico, sanitarista e demografista, José Luiz Sayão de Bulhões Carvalho. O seminário faz parte das comemorações do “Ano Bulhões Carvalho da Estatística Brasileira” e marcará os 100 anos em que iniciou sua atividades em favor da estatística brasileira (1907-2007). O evento relembrará a contribuição de Bulhões na área da estatística e na criação das bases para a Fundação IBGE. O médico, considerado fundador da estatística geral brasileira, empreendeu inúmeras realizações como a organização do Censo de 1920 e a publicação do primeiro Anuário Estatístico do Brasil (1908-1912). O seminário será realizado, às 14 horas, na rua General Canabarro, 706, Maracanã, auditório Teixeira de Freitas.

Participarão da abertura, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. Jorge Alberto Costa e Silva e o sobrinho-neto do médico, Luiz Carlos de Bulhões Carvalho.

Em seguida haverá quatro palestras: “Bulhões Carvalho, um doutor em estatística”, por Marco Aurélio Martins Santos (IBGE), “Bulhões Carvalho, o fundador da estatística brasileira”, por Nelson de Castro Senra (IBGE) , “Bulhões Carvalho e o panorama da atividade estatística na Primeira República”, por Alexandre de Paiva Rio Camargo (UFF) e “Bulhões Carvalho: Um médico demografista”, por Maria Rachel Froes da Fonseca (Fiocruz).