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De 2004 a 2005, a receita dos Serviços de engenharia e arquitetura cresceu 32,6%

Em 2005, as telecomunicações geraram 67,1% da receita dos Serviços de informação e o conjunto das atividades de informática, 19,9%. A televisão aberta liderava o segmento de Serviços audiovisuais, gerando 47,3%...

25/07/2007 07h01 | Atualizado em 25/07/2007 07h01

Em 2005, as telecomunicações geraram 67,1% da receita dos Serviços de informação e o conjunto d as atividades de informática , 19,9%. A televisão aberta liderava o segmento de Serviços audiovisuais , gerando 47,3% da sua receita . Além disso, 85,3% da receita dos Serviços de campanhas publicitárias vieram de clientes no setor privado . Já o Transporte rodoviário de cargas predominava entre os Serviços de transportes , com 35,2% da sua receita , enquanto os vários serviços de transporte aéreo , somados, geraram 20%. Entre 2004 e 2005, a receita dos Serviços de engenharia e arquitetura cresceu 32,6% e a telefonia móvel pulou de 6º para o 2º lugar no ranking dos Serviços de Informação . Esses são alguns destaques do suplemento de Produtos e Serviços da PAS 2005, detalhado a seguir .

O suplemento1 de Produtos e Serviços da Pesquisa Anual de Serviços - PAS 2005 traz detalhes a respeito dos principais produtos do setor , em quatro grandes segmentos e suas subdivisões : Serviços de informação ( Telecomunicações ; Atividades de informática ; Serviços audiovisuais ); Serviços de transportes ( Transportes ferroviário e metroviário ; Transporte rodoviário de passageiros ; Transporte rodoviário de cargas ; Transporte aquaviário; Transporte aéreo ); Serviços de engenharia e arquitetura e Serviços de publicidade .

11 dos 20 principais produtos nos Serviços de informação são das telecomunicações

Os Serviços de informação geraram receita de R$ 129,5 bilhões em 2005, contra R$ 116,0 bilhões em 2004. Dinâmico , competitivo e intensivo em tecnologia , este segmento freqüentemente conta com novos produtos e serviços , enquanto outros se tornam obsoletos . A popularização dos equipamentos de informática e comunicação ( microcomputadores , televisores , telefones , etc.) aqueceu o consumo desses serviços .

Os Serviços de telecomunicações representaram 67,1% da receita dos Serviços de informação , em 2005, contra 67,9 % em 2004. Dentre os 20 produtos dos Serviços de informação com maiores participações na receita , 11 pertencem ao segmento de telecomunicações , destacando-se os Serviços complementares de telecomunicação por fio ( assinaturas , mudanças de titularidade, etc.) e os Serviços de interconexão de telefonia móvel celular , que ocuparam as duas primeiras posições no ranking das atividades de informação , com 8,6% e 7,2%, respectivamente ( Tabela 1).

Em um ano , telefonia móvel pulou de 6º para o 2º lugar entre os Serviços de Informação

Os Serviços de interconexão de telefonia móvel celular estavam na sexta posição no ranking dos Serviços de Informação ( Tabela 1) em 2004, e subiram para a segunda , em 2005, com receita de R$ 9,3 bilhões , contra R$ 6,1 bilhões em 2004. Esses produtos , somados aos Serviços complementares de telecomunicações por fio , aos Serviços de telefonia celular pós-pagos e aos Serviços fixo-móvel de telecomunicações por fio , ocuparam as quatro primeiras posições no ranking dos Serviços de informação e corresponderam a mais de 40,0% do segmento de telecomunicações .

Os Serviços complementares de telecomunicações por fio ( assinaturas , mudanças de titularidade, etc.) mantiveram-se como principal produto do segmento de telecomunicações , em 2004 e 2005 e, com uma receita de R$ 11,2 bilhões , responderam por 12,9% do total , em 2005.

As atividades de informática foram responsáveis por 19,9% do total da receita dos Serviços de informação em 2005, contra 19,4% em 2004. Os Serviços de desenvolvimento de softwares sob encomenda ou específico para o cliente foram os que mais contribuíram na receita (19,1%), os quais , somados aos Serviços de desenvolvimento , edição e licenciamento de softwares prontos para uso , inclusive representação , representaram 36,6% do segmento , em 2005. Os Serviços de processamento de dados para terceiros responderam por 13,6% da receita dos Serviços de informação , em 2005.

Televisão aberta lidera segmento de Serviços audiovisuais

Em 2005, os Serviços audiovisuais responderam por 13,0% da receita dos Serviços de informação , crescendo ligeiramente em relação a 2004 (12,7 %). Os Serviços de televisão aberta ( produção , programação , veiculação de publicidade e merchandising ) representaram 47,3% dos Serviços audiovisuais , em 2005, ficando na quinta posição entre os Serviços de informação , com 6,1% da receita total ( Tabela 1).

Os Serviços de pacotes básicos e especiais , ofertados pelas operadoras de televisão por assinatura foram responsáveis por 21,5%, que somados aos Serviços de televisão aberta ( produção , programação , veiculação de publicidade e merchandising ) totalizaram 68,8% da receita dos Serviços audiovisuais .

Transporte rodoviário de cargas predomina entre os Serviços de transportes

Intensivos em mão-de-obra e responsáveis pela movimentação de pessoas e bens , os Serviços de transportes geraram R$ 90,9 bilhões de receita , em 2005, e R$ 80,1 bilhões , em 2004. Os Serviços de transporte rodoviário de cargas representaram 35,2% da receita dos Transportes em 2005, contra 33,0% em 2004.

O Transporte de carga geral solta não-unitizada (ensacados... inclusive siderúrgicos etc.) liderou, com 48,4% da receita dos Serviços de transporte rodoviário de cargas , e ocupou o primeiro lugar dentre as maiores receitas dos produtos do setor de transportes , com 17,0% da sua receita , em 2005 ( Tabela 2).

A receita dos Serviços de transporte de cargas sólidas não-perigosas a granel ( cereais , areia , brita , minérios , cimento etc.) representou 18,2% do Transporte rodoviário de cargas e, somada aos transportes de cargas líquidas não-perigosas ( água , leite , sucos etc.), era 7,1% da receita do setor de transportes ( Tabela 2).

Já os Serviços de transporte de produtos perigosos ( combustíveis , fertilizantes , explosivos , asfalto , cargas radioativas etc) foram responsáveis por 10,4% da receita do Transporte rodoviário de cargas .

Transporte rodoviário de passageiros gerou 26,4% da receita dos Transportes em 2005

O Transporte rodoviário de passageiros representou 26,4% da receita do setor de transportes , em 2005, contra 26,6% em 2004. O principal produto foi o Transporte municipal ( urbano e suburbano ) – inclusive regiões metropolitanas, que representou 16,8% deste segmento ( Tabela 2) e 63,8% do transporte rodoviário de passageiros . Os Serviços de transporte rodoviário de passageiros municipal, intermunicipal e interestadual , em conjunto , apresentaram 23,9% da receita do setor de transportes .

Ferrovias e metrôs geraram 7,6% da receita dos Transportes em 2005

Os Serviços de transportes ferroviário e metroviário representaram 7,6% da receita dos Transportes , em 2005, a mesma participação de 2004. Os Serviços de transporte de cargas sólidas a granel responderam por 41,9% da receita dos transportes ferroviário e metroviário , em 2005, e ficaram na nona posição entre os produtos e serviços prestados no conjunto da atividade de transporte , com 3,2% na receita ( Tabela 2).

Os Serviços de transportes ferroviário e metroviário de passageiros municipal e intermunicipal foram responsáveis por 39,1% da receita de transporte ferroviário e metroviário , em 2005.

Carga em contêineres predomina no segmento aquaviário

Os Serviços de transporte aquaviário representaram 9,4% da receita do setor de transportes , em 2005, contra 9,5%, em 2004. Os Serviços de transporte de carga acondicionada em contêineres ( dry cargo para carga geral seca , tank para granéis líquidos e frigorificados) representaram 27,5% do total da receita desta atividade , enquanto os Serviços de transporte de cargas sólidas a granel e cargas líquidas a granel foram responsáveis por 13,5% e 13,2%, respectivamente .

Os serviços de transporte de carga em contêineres ( dry cargo para carga geral seca , tank para granéis líquidos e frigorificados) ficaram na 12 ª posição (2,6%) no ranking dos transportes em 2005 ( Tabela 2).

Empresas aéreas geraram 20% da receita dos Transportes em 2005

As empresas de transporte aéreo participaram com 20,0% da receita do setor de transportes , em 2005, e com 22%, em 2004. O transporte aéreo de passageiros em linhas regulares domésticas nacionais representou 29,9% da receita do segmento de transporte aéreo , na quarta posição do ranking ( Tabela 2), participando com 6,0% da receita do setor de transportes .

As empresas de transporte aéreo de cargas , incluindo cargas postais e malotes e outras cargas , foram responsáveis por 16,1% da receita dos Serviços de transporte aéreo e ocuparam a 13 ª posição no ranking do setor de transportes , respondendo por 2,4% da receita do setor ( Tabela 2).

Receita dos Serviços de engenharia e arquitetura cresce 32,6% ( ou R$ 1,5 bi) em um ano

Este setor destaca-se, em receita e pessoal ocupado , nos Serviços técnico-profissionais do grupamento Serviços prestados às empresas da PAS 2005, e foi responsável por crescentes superavits no Balanço de Serviços . Sua receita , em 2005, foi de R$ 6,1 bilhões em 2005, contra R$ 4,6 bilhões em 2004.

Os Serviços de engenharia representaram 74,0% do total da atividade de engenharia e arquitetura . Nestes, destacam-se Elaboração e acompanhamento de projetos industriais , inclusive projeto de mineração, extração de petróleo e gás natural ; Elaboração e acompanhamento de projetos de água , gás , energia elétrica , telecomunicações e gestão de resíduos , e serviços de engenharia relativos a obras de engenharia ; Serviços de engenharia para outros projetos ; e Serviços de consultoria em engenharia ( inspeção técnica , auditoria , perícia , etc.), as quatro primeiras posições no ranking da atividade de engenharia e arquitetura .

Os Serviços auxiliares de engenharia , atividade complementar e de apoio aos serviços de engenharia , responderam por 13,1% da receita da atividade de Engenharia e arquitetura , indicando o potencial econômico dos produtos de engenharia que , somados, representaram 87,1% da receita do segmento . Os Serviços de arquitetura participaram com 3,3% da receita do setor de Engenharia e Arquitetura .

Comissão sobre veiculação na TV predomina nos Serviços de publicidade

Os Serviços de publicidade são um dos segmentos mais importantes entre os Serviços técnico-profissionais prestados às empresas , pelo dinamismo , criatividade e uso de mão-de-obra qualificada, e geraram R$ 4,1 bilhões de receita , em 2005, contra R$ 3,2 bilhões , em 2004.

O produto / serviço Comissão , fee e/ ou bonificação sobre veiculação de publicidade na televisão foi o mais representativo, com receita de R$ 1,3 bilhão , correspondendo a 33,1% do total dos Serviços de publicidade . Os Serviços de planejamento e/ ou criação de campanhas de comunicação e Aluguel e revenda de espaço publicitário ou compra e revenda de espaço de tempo publicitário em outdoors (exibidores) participaram com 9,7% e 8,7%, respectivamente , na receita do segmento ( Tabela 4).

Destacam-se, ainda , outros serviços de publicidade como : Comissão , fee e/ ou bonificação sobre veiculação de publicidade na mídia impressa ( jornais , revistas , listas e guias ), com 7,9% de participação no total da receita , Promoção de vendas , merchandising e publicidade no ponto de venda , com 7,0%, e Aluguel e revenda de espaço publicitário ou compra e revenda de espaço de tempo publicitário em outros meios , envolvendo mídia exterior / equipamentos urbanos ( busdoor , painéis eletrônicos , prédios , cartazes , ou triedros em táxi , etc.) e painéis internos em trens , ônibus , aeronaves , shopping centers , etc., com 5,2%.

O grupo Serviços de comissão , fee e/ ou bonificação sobre veiculação de publicidade , inclusive corretagem de anúncios , gerou 49,1% da receita , seguido de Aluguel e revenda de espaço publicitário ou compra e revenda de tempo publicitário e de Serviços de produção próprios ou comissão , fee e/ ou bonificação de serviços de produção para terceiros , com 20,0% e 15,9%, respectivamente , na receita do segmento .

85,3% da receita dos Serviços de campanhas publicitárias vêm de clientes no setor privado

Nos Serviços de campanhas publicitárias realizadas por agências de publicidade , predominam aquelas voltadas para o setor privado , com 85,3% na receita , seguida de Campanhas de Governo ou de estatais – inclusive campanhas institucionais e de produtos (11,9%). As Campanhas publicitárias realizadas para publicidade legal ( balanços , editais , avisos legais , etc.), as Campanhas políticas e as Campanhas sobre responsabilidade social representaram as menores parcelas na receita :1,6%, 0,9% e 0,3%, respectivamente .

As agências de publicidade têm as maiores participações na receita por grupos de serviços de publicidade : 71,1% do total da receita do segmento ; 98,7% da receita do Serviço de comissão , fee e/ ou bonificação sobre veiculação de publicidade , inclusive corretagem de anúncios ; 98,3% da receita de Serviço de comissão , fee e/ ou bonificação sobre a prestação de serviços em merchandising de TV e rádio ; e 73,3% da receita dos Serviços de planejamento e/ ou criação de campanhas de comunicação .

1 O suplemento se refere às empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas nos segmentos mencionados, exceto no caso dos Serviços de Publicidade , que se refere às empresas com 15 ou mais pessoas ocupadas.