Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE vai ao campo e às cidades traçar novo retrato do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira, dia 16 de abril, a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada ...

16/04/2007 07h01 | Atualizado em 16/04/2007 07h01

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira, dia 16 de abril, a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada – o Censo Agropecuário, em todo o país, e a Contagem da População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais1. Pela primeira vez no país, essa operação censitária será totalmente informatizada, com as entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados, por aproximadamente 70 mil recenseadores. A informatização possibilitará um recorde na divulgação dos resultados: no caso da Contagem, por exemplo, os dados serão disponibilizados à sociedade já no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta. O orçamento previsto para toda a operação é de cerca de R$ 560 milhões. Os Censos 2007 resultarão ainda na formação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, que subsidiará as principais pesquisas do IBGE .

Os Censos 2007 percorrerão mais de 160 mil setores censitários, os urbanos com uma média de 250 domicílios cada um; e os rurais, com 130 domicílios e 85 estabelecimentos rurais, em média. Minas Gerais (853 municípios no Censo Agropecuário e 841 na Contagem), São Paulo (645 e 601, respectivamente), Rio Grande do Sul (496 e 484) e Bahia (417 e 410) são os estados com os maiores números de municípios onde haverá os Censos 2007. Em relação aos domicílios pesquisados, São Paulo (3.672.512) e Minas Gerais (3.189.134) têm os maiores números, enquanto Roraima (83.521) e Amapá (123.829), os menores.

Para confirmar a identificação do recenseador, ou em caso de dúvida sobre os Censos 2007, a população deve ligar para o telefone 0800-7218181 ou acessar o portal do IBGE na Internet: www.ibge.gov.br.

Depois de dez anos, informações atualizadas sobre a agropecuária brasileira

Maior e mais completo levantamento sobre a estrutura produtiva do setor primário brasileiro, o 10º Censo Agropecuário vai traçar um perfil detalhado de aproximadamente 5,7 milhões de estabelecimentos nos segmentos de agricultura, silvicultura (cultivo de florestas), pecuária, aqüicultura, apicultura, sericicultura (criação de bicho-da-seda), extração vegetal, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, em todos os 5.564 municípios brasileiros.

Seus resultados irão mostrar, entre outros, quantos são efetivamente esses estabelecimentos2; sua área e infra-estrutura (máquinas e equipamentos, existência e fonte de energia elétrica etc.); o que e quanto eles produzem; quem são os seus produtores; quantas pessoas estão ocupadas nos estabelecimentos; o perfil dessa ocupação; e quais são as práticas e manejos neles utilizados (técnicas agrícolas, uso de agrotóxicos, de irrigação etc.). Investigará ainda temas inéditos e que estão na ordem do dia, como destinação final de embalagens de agrotóxicos, agricultura orgânica, uso de sementes transgênicas, entre outros.

Dentre as novidades, está ainda a divulgação dos dados coletados tendo como recorte áreas especiais: reassentamentos de barragens, assentamentos de trabalhadores rurais, terras indígenas e reservas ambientais. As informações também serão publicadas segundo os níveis geográficos representativos dos diversos biomas e bacias hidrográficas do país.

Dessa forma, o 10º Censo Agropecuário irá revelar as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento desse porte, realizado em 1996. Vai mostrar, por exemplo, os resultados das políticas macroeconômicas (a importância das políticas de controle da inflação para a estabilidade dos preços de alimentos e das políticas de promoção das exportações brasileiras de produtos agropecuários) e de programas governamentais específicos (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf - e Programa de Reforma Agrária); a efetiva ocupação das áreas de fronteira agrícola (Mato Grosso, Rondônia e Pará); a combinação de práticas agro-ecológicas e modernas de uso da terra em regiões frágeis do ponto de vista ambiental; os ganhos de produtividade; e a valorização mais recente de determinadas culturas (a soja, por exemplo).

As informações atualizadas sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária são fundamentais para a elaboração e acompanhamento de políticas públicas; para o aperfeiçoamento da alocação de recursos públicos; e como subsídio ao planejamento direcionado à inclusão de populações e regiões no desenvolvimento sustentável e integrado da atividade agropecuária e do país.

Quanto aos estabelecimentos agropecuários recenseados, Minas Gerais (570.440), Bahia (552.528) e Rio Grande do Sul (551.741) têm a maior quantidade deles, enquanto o Distrito Federal (6.089) e Amapá (11.276) tem os menores números. A coleta dos dados do 10º Censo Agropecuário ocorrerá de abril a agosto de 2007, e as primeiras divulgações devem sair a partir de outubro.

Contagem vai atualizar população de 5.435 municípios

A Contagem da População será realizada em cerca de 28 milhões de domicílios3 , em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios4 situados em estados onde apenas um ou dois excedem esse teto de população. Essas localidades tinham em 2006 aproximadamente 99 milhões de habitantes. Com a Contagem da População nesses 5.435 municípios e mais a estimativa da população nos 129 municípios restantes, o Brasil vai conhecer os novos números da população de todos os 5.564 municípios brasileiros.

Além do número, a Contagem vai investigar o sexo e a idade dos habitantes. Seu principal objetivo é fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente desde 1989.

A Contagem da População é imprescindível para garantir a melhoria da qualidade e da precisão dessas estimativas, que também alimentam as bases de informações de ministérios e secretarias estaduais e municipais da área social, para a formulação e implementação de políticas públicas. É ainda um instrumento poderoso para subsidiar, por exemplo, as campanhas nacionais de vacinação, a avaliação das matrículas escolares, bem como é útil ao planejamento da oferta de serviços para crianças, adolescentes, jovens, pessoas em idade ativa e idosos. Por fim, fornece subsídios para a construção da tábua completa de mortalidade, que o IBGE divulga a cada ano e que é utilizada no cálculo do fator previdenciário.

Coleta eletrônica de dados é a grande inovação tecnológica

A grande inovação tecnológica dos Censos 2007 será a utilização, pelas equipes de campo, de cerca de 82 mil computadores de mão - PDAs (Personal Digital Assistants) -, em substituição aos tradicionais questionários de papel. As vantagens da coleta eletrônica são inúmeras, principalmente no que diz respeito à rapidez e agilidade no processamento das informações recolhidas e na divulgação dos resultados para a sociedade.

Os PDAs possibilitarão a crítica imediata, no momento em que os dados estiverem sendo coletados pelos recenseadores, viabilizando eventuais correções no ato da entrevista; o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, evitando a não-resposta por esquecimento ou erro do recenseador; o preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais eventualmente não há informações e otimizando o tempo de entrevista; a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, propiciando a análise praticamente em tempo real das informações e eliminando a trabalhosa etapa de entrada de dados a partir de questionários em papel.

Dotados de equipamentos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português), os PDAs possibilitarão ainda a exata localização dos recenseadores nas suas áreas de coleta (os setores censitários), bem com a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios da zona rural, as quais permitirão uma supervisão mais eficaz de todo o trabalho. O georreferenciamento dos locais de pesquisa trará ganhos à divulgação dos resultados.

Por fim, o recenseador fornecerá aos produtores rurais as coordenadas geográficas, para que eles as utilizem futuramente como referência de localização do seu estabelecimento e de rastreabilidade da sua produção animal e vegetal. Com essas informações geográficas, o país estará mais preparado para acompanhar o movimento do seu rebanho, de suas frutas, madeiras e demais produtos em todo o território nacional. E, assim, poderá enfrentar melhor os problemas fitossanitários e ambientais internos e as barreiras externas à exportação de nossos produtos.   

Para transmissão dos dados coletados pelos Censos 2007, o IBGE utilizará, além de sua própria estrutura de 27 Unidades Estaduais e 534 Agências Municipais, de pontos distribuídos em escolas, prefeituras e associações, que cederão espaço aos recenseadores, para que eles possam descarregar as informações e transmiti-las à sede do Instituto, no Rio de Janeiro. Serão utilizados 1.111 pontos com microcomputadores e acesso à internet por banda larga, 700 deles com acesso à internet via satélite.

Um verdadeiro exército em campo

Para ajudar seu quadro efetivo de cerca de 7,5 mil servidores a dar conta da realização dos Censos 2007, o IBGE contratou, em caráter temporário, pouco mais de 86 mil pessoas, num processo seletivo que mobilizou 750 mil candidatos em todo o país.

A partir desta segunda-feira, 68 mil recenseadores começam o trabalho de campo, um contingente que equivale a aproximadamente 40% do efetivo do Exército Brasileiro (de cerca de 170 mil pessoas). Todos os recenseadores receberam um treinamento, finalizado na última sexta-feira, dia 13, onde foram capacitados para aplicar os conceitos e definições necessários para a coleta de informações do Censo Agropecuário e da Contagem da População, bem como aprenderam a usar corretamente o PDA.

Ao visitar os domicílios e estabelecimentos agropecuários, os recenseadores do IBGE poderão ser identificados de forma fácil e segura por meio de um colete e um crachá específico, com foto. Caso o informante deseje, o recenseador também deverá apresentar um documento de identidade próprio, com foto, para confirmação. É possível ainda checar a autenticidade do crachá por meio do telefone 0800-7218181, para o qual se pode ligar gratuitamente de todo o Brasil.

A tabela a seguir resume os principais números dos Censos 2007 por unidade da federação.


1Situados em estados onde apenas um ou dois municípios excedem esse teto de população.

2Em 31 de dezembro de 2006.

3Todos os moradores dos domicílios particulares e coletivos na data de referência da pesquisa que é a noite de 31 de março para 1º de abril de 2007.

4RIO BRANCO (AC), ARAPIRACA (AL), MACEIÓ (AL), MANAUS (AM), MACAPÁ (AP), IMPERATRIZ (MA), SÃO LUÍS (MA), CAMPO GRANDE (MS), DOURADOS (MS), CUIABÁ (MT), VÁRZEA GRANDE (MT), CAMPINA GRANDE (PB), JOÃO PESSOA (PB), TERESINA (PI), MOSSORÓ (RN), NATAL (RN), PORTO VELHO (RO), BOA VISTA (RR), ARACAJU (SE), NOSSA SENHORA DO SOCORRO (SE), PALMAS (TO).