Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Convite para a Imprensa – Programa de Comparação Internacional (PCI)

Os resultados de uma comparação detalhada de níveis de preços e Produtos Internos Brutos (PIB) dos países da América do Sul para 2005 serão divulgados no dia 28 de junho (quarta-feira) no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

27/06/2006 06h31 | Atualizado em 27/06/2006 06h31

Os resultados de uma comparação detalhada de níveis de preços e Produtos Internos Brutos (PIB) dos países da América do Sul para 2005 serão divulgados no dia 28 de junho (quarta-feira) no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Participarão do evento representantes dos governos de dez países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – assim como representantes do Banco Mundial, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Statistics Canada (a agência estatística do governo do Canadá).

O Programa de Comparação Internacional (PCI) é uma iniciativa estatística internacional ambiciosa e complexa, que visa comparar preços em escala mundial. O Programa de Comparação Internacional é dirigido pelo Banco Mundial, em conjunto com diversas agências nacionais e internacionais de estatística. Envolve mais de 100 países além daqueles que participam do Programa de Comparação Européia (PCE) – membros da União Européia, América do Norte, e países de renda elevada do Extremo Oriente e da Oceania.

A América do Sul é a primeira de cinco regiões (as outras são as repúblicas da antiga União Soviética, a Ásia com exceção do Oriente Médio, o Oriente Médio e a África) a publicar seus resultados. Eles substituem aqueles obtidos em comparações anteriores e que agora já estão obsoletos.

Os resultados do PCI estão entre os  mais relevantes em termos de contribuição para iniciativas internacionais de grande amplitude, tais como a campanha para a redução da pobreza.  Como o conhecido Índice Big Mac, popularizado pela revista The Economist, o PCI fornece uma comparação do poder de compra de diferentes moedas e responde a perguntas tais como “O país A é mais caro do que o país B?”; “A moeda no país A está sub-valorizada em relação à moeda do C?”  Diferentemente do Índice Big Mac, que é baseado em um item, o PCI pesquisa mais de 800 produtos e serviços a fim de representar todos os principais componentes do PIB. Isso permite esclarecer questões como “Em uma análise per capita, o país C gasta mais em educação do que o país F?” ou “Máquinas e equipamentos são mais caros nos países que os produzem ou naqueles que os importam?”

Um briefing abordando os métodos utilizados para calcular as paridades do poder de compra, a relevância dos resultados, e outros assuntos correlatos acontecerá no dia 28 de junho de 2006, às 9:00, no auditório do IBGE, situado à Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro. Todas as informações relativas a esse encontro permanecerão embargadas até as 10:00 do horário local (Rio de Janeiro).

Representantes de governos nacionais e agências internacionais participarão do briefing e estarão disponíveis para responder a perguntas.

Para informações adicionais entre em contato com o setor de Comunicação Social do IBGE,  nos telefones– 21- 2142-4506/4651/0986/0985, fax -21-2142-0941, por email comunica@ibge.gov.br ou na Avenida Franklin Roosevelt, 166 – 9° andar – Centro – Rio de Janeiro.