Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança livro sobre o saber e o poder das estatísticas

28/03/2006 06h31 | Atualizado em 28/03/2006 06h31

O IBGE inaugura a nova série editorial Estudos e Análises com o lançamento do livro O Saber e o poder das estatísticas: uma história das relações dos estaticistas com os Estados Nacionais e com as Ciências, de Nelson Senra1.

No livro, as estatísticas (os números que retratam a realidade) transformam-se em objeto de estudo, ao invés de serem um meio de análise de outros temas, que é mais usual. Em 330 páginas, o autor percorre o caminho da evolução e significado das estatísticas públicas no mundo contemporâneo.

A semelhança entre os dois termos "Estado" e "Estatística" não é acidental, como mostra o autor ao explorar a idéia de serem as estatísticas "uma forma de saber e uma fonte de poder". A abordagem quantitativa da realidade deu aos governantes meios para medir o tempo e o espaço e assim explorar e conquistar novas terras. A partir daí, Senra convida o leitor a conhecer a intimidade das estatísticas, seus limites e possibilidades, além de propor uma reflexão sobre o espaço dos números estatísticos no discurso político, na mídia e no dia-a-dia da população, ao longo do tempo.

O estudo nos ajuda a perceber que somente conhecendo os limites das estatísticas, determinadas pelas escolhas conceituais e os processos das pesquisas, poderemos usá-las corretamente. Neste sentido, Senra observa que "em não se fazendo, atenta e corretamente, acaba-se (de boa ou má fé) por mal usá-las, atribuindo-lhes mais do que são, tirando-lhes mais do que têm; as estatísticas podem muito, mas não podem tudo".

O livro avança também na descrição do ofício e a "oficina" dos produtores de estatísticas, centrando atenção na oferta (dimensão técnico-científica das estatísticas) e demanda (dimensão sociopolítica) através de uma coordenação institucional. Por fim, a publicação oferece uma rica fonte de dados com um extenso inventário de documentos históricos e legislação, ainda pouco pesquisados e divulgados no Brasil. E ainda, são apresentados índices de assuntos e dos autores citados, e anexos que ilustram a argumentação.

Através da série editorial, o IBGE pretende dar uma contribuição preciosa às instituições de estatísticas públicas e privadas e à sociedade em geral para maior compreensão do significado das estatísticas.

O lançamento de O Saber e o poder das estatísticas será no dia 28 de março (terça-feira), a partir das 18 horas, na livraria Travessa (Rio Branco, 44 – centro – RJ). A publicação também será vendida (R$ 35,00) na loja virtual do IBGE para todo o país e também nas livrarias do IBGE nos estados onde há escritórios.

_______________________________

1Nelson Senra é pesquisador no IBGE e é professor no Programa de Mestrado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), desde 1998, lecionando as disciplinas Metodologia da Pesquisa e Sociologia das Estatísticas. È economista graduado pela Universidade Candido Mendes, Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.