Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE comemora os 30 anos de sua Reserva Ecológica no DF

14/12/2005 08h01 | Atualizado em 14/12/2005 08h01

O IBGE comemora hoje, a partir das 10 horas, 30 anos de existência de sua Reserva Ecológica-RECOR, no Distrito Federal, com evento que contará com a participação da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e do presidente do Instituto, Eduardo Pereira Nunes. Haverá uma apresentação dos principais projetos em andamento no local e o lançamento dos CDs "Reserva Ecológica- RECOR" e "Diagnóstico Ambiental da Reserva Ecológica do IBGE". Os participantes poderão visitar uma exposição de fotos, painéis, m ostra de coleções e trabalhos científicos sobre fauna e flora do Cerrado Brasileiro.

Localizada na Chapada de Brasília, a 35km ao sul do centro da cidade, com uma altitude média de 1100m, a RECOR possui uma área de 1400 hectares e representa os principais tipos de vegetação do Planalto Central. A área foi doada pelo governo do Distrito Federal em 1961 e transformada em Reserva em 22 de dezembro de 1975.

Ao completar 30 anos, firma-se como uma unidade referência em pesquisas ecológicas de longa duração e possui importante experiência acumulada na produção de conhecimento científico e na conservação da biodiversidade do bioma Cerrado. Já foram produzidas mais de 820 referências bibliográficas, resultado das pesquisas realizadas na área.

A flora da Reserva é bastante rica, com 1829 espécies de plantas vasculares, das quais 1503 nativas e 326 exóticas. Apresenta espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, como também de interesse econômico. Merecem destaque o capim-agulha, o pacari-da-mata, o carapiá, a taquara-mansa e a orquídea.

A sua fauna também é bastante rica e diversificada, contendo grupos bem característicos do Cerrado, além de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Destacam-se o macuquinho-de-brasília, o pirá-brasília e diversos mamíferos, como tamanduá-bandeira, veado-campeiro, lobo-guará, jaguatirica, cachorro-do-mato, onça-parda (suçuaruna) e tatu-canastra.

A área da Reserva possui cinco nascentes que formam a sub-bacia do Córrego Taquara, tributário da Bacia do Ribeirão do Gama, e faz limites a noroeste com a Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, a sudeste com a Fazenda Água Limpa _ área de pesquisa e experimentação da Universidade de Brasília_ e a sul com a BR 251.

Hoje, a RECOR é componente do mosaico de áreas protegidas do Distrito Federal; é zona nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado- Fase I (Programa COBRAMA/UNESCO); compõe a zona de vida silvestre da Área de Proteção Ambiental- APA Distrital Gama Cabeça-de-Veado; e ainda é parte da APA Federal do Planalto Central.

A Reserva Ecológica do IBGE recebe pesquisadores de todo o Brasil e de diversos países e pretende contribuir na promoção da conservação, restauração, recuperação e manejo sustentável de ecossistemas do bioma Cerrado.

Informações e contato

Para maiores informações sobre a Reserva Ecológica do IBGE acesse a página da internet www.recor.org.br.

Endereço eletrônico: servicos@recor.org.br

Endereço postal:

Reserva Ecológica do IBGE

Caixa Postal 08770

BR 251 Km 0 BSB/Unaí - Brasília -DF - Brasil

CEP 70312-970

Telefones: 61 - 3562 6821 / 2262 / 0112 Fax : 61 - 3562 6800