Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Rebanho bovino brasileiro ultrapassa os 200 milhões e se mantém como o maior do mundo

06/12/2005 08h01 | Atualizado em 06/12/2005 08h01

Uberlândia tem o maior efetivo de suínos do Brasil

O município de Uberlândia, em Minas Gerais, tem o maior efetivo de suínos do País. Neste município há um pólo especializado em suinocultura. A segunda posição é ocupada por Toledo, no Paraná, e Concórdia, em Santa Catarina.

A criação de suínos tem na Região Sul 43,70% dos animais, 21,31% no Nordeste, 17,31% no Sudeste, 11,39% no Centro-Oeste e 6,30% no Norte. O Estado de Santa Catarina é o principal produtor nacional, com 17,46%. Dos 10 principais produtores, sete ficam na região Sul.



Nordeste concentra quase 93% do rebanho caprino do País

Cerca de 93% de um efetivo de 10.040.888 de caprinos registrados no País, em 2004, se encontravam na região. Entre os 10 principais municípios detentores dos maiores efetivos de caprinos, oito estavam no estado da Bahia, que concentrava 39% do rebanho nacional. O estado de Pernambuco também é importante na composição do efetivo.



Produtos de origem animal

Para os produtos de origem animal, no ano de 2004 comparados ao de 2003, houve aumentos na quantidade de leite produzida (5,49%), ovos de galinha (2,85%), ovos de codorna (8,34%) e mel (7,55%). Já a produção de casulos de bicho-da-seda caiu quase 20%, relativamente ao ano anterior. O principal motivo foi a redução no estado do Paraná, o principal produtor nacional, com pouco mais de 90% do total da produção. Os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também tiveram queda na produção de casulos de bicho-da-seda.

Outro produto que apresentou redução foi a lã (-1,24%). A produção de lã está bastante concentrada no Sul do País, sendo o Rio Grande do Sul o principal estado em ovinos tosquiados, com 88,69% do total. Em segundo lugar vem o Paraná com 6,14%.

A produção de abelhas, tendo como finalidade a produção de mel, existe em praticamente todo o território. É na Região Sul onde se tem a maior produção (47%), sendo o Estado do Rio Grande do Sul o principal produtor nacional, detendo 22,66% da produção. A Região Nordeste é a segunda maior produtora nacional, com 32% da totalidade, destacando-se o Estado do Piauí, o terceiro maior produtor nacional.



Em 2004, o Brasil manteve sua posição de maior rebanho comercial de bovinos do mundo, atingindo um efetivo de 204,512 milhões de animais, o que representou aumento de 4,58% em relação ao ano anterior. Mas o efetivo que apresentou maior variação positiva no País foi o de caprinos (4,86%), seguido do de codornas (4,39%). O rebanho de galos, frangas, frangos e pintos cresceu 2,98%, alcançando 759,512 milhões de cabeças.

Os dados são da pesquisa da Produção Pecuária Municipal 2004, que traça um perfil da produção brasileira de animais e de produtos de origem animal. Na mensuração do rebanho, foi analisado o efetivo de animais em 31/12/2004. Para os produtos de origem animal, foram pesquisadas as quantidades produzidas durante todo o ano. O CD Rom que acompanha a publicação traz tabelas com todos os dados por Unidade da Federação, Mirorregiões e Mesorregiões Geográficas e Municípios.



Mato Grosso conquista liderança na criação de bovinos

A Região Centro-Oeste, em 2004, concentrava 34,80% de todo o rebanho bovino do Brasil, seguida da Norte com 19,45%, Sudeste com 19,26%, Sul com 13,79% e Nordeste com 12,70%. O estado do Mato Grosso, com 12,67% do total do País, ultrapassou o efetivo de bovinos do Mato Grosso do Sul (12,09%), conquistando a liderança nacional.

Dos dez principais municípios detentores de rebanhos de bovinos no Brasil, oito estavam na Região Centro-Oeste do país: cinco no Mato Grosso do Sul e três no Mato Grosso. Destacaram-se também os municípios de São Félix do Xingu, o segundo maior, e Marabá, o nono, demonstrando o crescimento e o ganho de importância da pecuária no estado do Pará.

Mapa 1: Distribuição espacial do rebanho de bovinos, com destaque para os dez principais municípios – Brasil – 2004



Bastos, em São Paulo, é o principal município produtor de galinha

Quanto ao efetivo de galinhas, isoladamente, Bastos, em São Paulo, foi o principal município do Brasil, em 2004, mantendo a posição assumida também no ano anterior. A Região Sudeste continha o maior efetivo de galinhas 36,90%, com São Paulo detendo 21,89% de todo o efetivo nacional. O menor efetivo encontrava-se na Região Norte do país, 5,03%.

A Tabela 3, abaixo, traz um apanhado dos principais municípios detentores de galinhas, sendo considerado somente aqueles animais que já estão em idade de postura, mesmo que não necessariamente sejam galinhas poedeiras ou estejam produzindo.



Com relação à produção de ovos de galinha, verificou-se que os quatro primeiros produtores coincidiram com os quatro primeiros detentores dos principais efetivos de galinhas. A partir desta posição, a ordenação não mais é a mesma, indicando que produtividade e tecnologia são variáveis chaves nessas produções, independente do tamanho do rebanho.

Região Sul tem mais da metade dos galos, frangas, frangos e pintos do País

O principal efetivo de galos, frangas, frangos e pintos localizou-se na região Sul do País, com pouco mais da metade da totalidade nacional, 50,23%. Aqui merece destaque o estado do Paraná com 18,38% do efetivo, seguido de perto por Santa Catarina com 17,39% e por Rio Grande do Sul com 14,47%. No comparativo entre estados, São Paulo aparece entre os principais com 15,40% do efetivo nacional.

O principal município produtor foi Pará de Minas, Minas Gerais, onde está localizado um grande abatedouro de animais. O município de Rio Verde, em Goiás, ficou em segundo lugar em efetivo dessa espécie, sendo também o décimo na produção de soja e o vigésimo segundo na produção de milho, segundo os dados da Produção Agrícola Municipal (PAM, 2004). Salienta-se que a soja é um importante componente da ração animal, o que torna a localização de sua produção um fator estratégico no planejamento da produção animal.