Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE dará suporte metodológico a índice da ANATEL

31/10/2005 12h01 | Atualizado em 31/10/2005 12h01

O IST – Índice de Serviços de Telecomunicações – será calculado pela ANATEL
a partir de metodologia desenvolvida em conjunto com o IBGE. Um convênio estabelecendo a parceria está sendo assinado hoje, às 15h, em Brasília. O novo índice será usado para atualizar as tarifas do setor.

Os presidentes do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e da Agência Nacional de Telecomunicações, Elifas Gurgel do Amaral, assinam hoje, 31/10, às 15h, na sede da ANATEL, em Brasília, um convênio para desenvolvimento conjunto da metodologia do Índice de Serviços de Telecomunicações - IST.

O novo índice irá reajustar as tarifas dos serviços de telecomunicações e será calculado pela ANATEL a partir da metodologia desenvolvida em parceria com o IBGE. Se for solicitado, o IBGE participará, ainda, de eventuais revisões do IST, a serem feitas em conjunto com a ANATEL. O convênio tem duração prevista para doze meses, renováveis por igual período, até o limite máximo de sessenta meses.

A formula de cálculo do IST está disponível na página da ANATEL na Internet (www.anatel.gov.br), na Consulta Pública 647. Eventuais sugestões à metodologia do novo índice serão recebidas pela agência até a meia-noite do dia 1º de novembro de 2005.