Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIB apresenta variação de 0,3% no primeiro trimestre de 2005 em relação ao trimestre anterior

O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou variação de 0,3% no primeiro trimestre de 2005, em relação ao quarto trimestre de 2004, na série com ajuste sazonal.

31/05/2005 06h31 | Atualizado em 31/05/2005 06h31

O PIB acumulado nos últimos quatro trimestres cresceu 4,6%

O PIB a preços de mercado acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2005, apresentou crescimento de 4,6% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou da elevação de 4,2% do Valor Adicionado a preços básicos e do aumento de 8,3% nos Impostos sobre Produtos.

O resultado do Valor Adicionado neste tipo de comparação decorreu do desempenho positivo dos três setores que o compõem: Indústria (5,6%), Agropecuária (4,9%) e Serviços (3,2%).

Dentre os subsetores da Indústria, a maior alta foi a da Transformação com 6,4%. Em seguida, vieram a Construção Civil e os Serviços Industriais de Utilidade Pública com os respectivos crescimentos de 6,1% e 4,9%. Por outro lado, a Extrativa Mineral apresentou variação negativa de 0,4%.

As maiores elevações nos Serviços foram nos subsetores Comércio e Outros Serviços (7,7% e 5,6%, respectivamente). Também apresentaram crescimento os subsetores Transporte (3,5%), Instituições Financeiras (4,4%), Aluguéis (2,4%) e, em menor magnitude, Administração Pública (0,4%). Já o subsetor de Comunicações, que sofreu uma revisão na série de dados de 2004, apresentou uma queda de 1,8% nesta comparação.

Na análise da demanda o Consumo das Famílias cresceu 4,4%, a Formação Bruta de Capital Fixo também apresentou crescimento, 11,0%, a mais alta taxa desde o terceiro trimestre de 1997. Considerando-se este tipo de comparação o Consumo do Governo variou em 0,1%.

Já no âmbito do setor externo, as Exportações de Bens e Serviços apresentaram um crescimento de 16,4% e as Importações de Bens e Serviços tiveram elevação de 14,2%, neste tipo de comparação.

Agropecuária foi o destaque positivo

A Agropecuária foi o único setor de atividade que alcançou uma taxa de crescimento positiva, com 2,6%. Os demais apresentaram variações negativas: Indústria -1,0% e Serviços -0,2%.



Exportações de Bens e Serviços cresceram 3,5%

Em relação aos componentes da demanda, as Exportações de Bens e Serviços seguiram a trajetória de crescimento, iniciada no segundo trimestre de 2003, e obtiveram crescimento de 3,5%. As Importações de Bens e Serviços, por sua vez, registraram pelo sexto trimestre consecutivo um aumento, da ordem de 2,3%. Destaca-se também a queda de 3,0% da Formação Bruta de Capital Fixo no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2004. O Consumo das Famílias registrou queda de 0,6% e o Consumo do Governo variação de -0,1%, neste tipo de comparação.



Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, PIB cresceu 2,9%

O PIB a preços de mercado apresentou elevação de 2,9% no primeiro trimestre de 2005, em relação à igual período de 2004. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou um aumento de 2,6% e os Impostos sobre Produtos uma elevação de 4,7%.

Os três setores que contribuíram para a geração do Valor Adicionado apresentaram taxas positivas na comparação com o primeiro trimestre de 2004. A Agropecuária foi o destaque com um crescimento de 4,2%, seguida pela Indústria 3,1% e pelos Serviços 2,0%.

O gráfico, a seguir, apresenta as taxas trimestrais para o PIB e seus principais subsetores, no primeiro trimestre dos anos 2004 e 2005.



Consumo das Famílias cresceu 3,1%

Dentre os componentes da demanda, no primeiro trimestre de 2005 em relação a igual trimestre de 2004, o Consumo das Famílias alcançou 3,1%, mantendo o crescimento iniciado no quarto trimestre de 2003 (1,3%).

A Formação Bruta de Capital Fixo registrou pela quinta vez consecutiva uma taxa de crescimento positiva (2,3%). O Consumo do Governo foi o componente da demanda que apresentou menor crescimento (0,7%).

Pelo lado da demanda externa, as Exportações de Bens e Serviços mantiveram-se em crescimento registrando taxa de 13,6% no período. As Importações de Bens e Serviços também apresentaram mais uma vez elevação nesta comparação, da ordem de 12,2%. Cabe registrar que é o sexto trimestre consecutivo de crescimento tanto para as Exportações quanto para as Importações de Bens e Serviços.

O gráfico, abaixo, apresenta as taxas de variação trimestral dos componentes da demanda para os quatro últimos trimestres.



O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou variação de 0,3% no primeiro trimestre de 2005, em relação ao quarto trimestre de 2004, na série com ajuste sazonal. No primeiro trimestre de 2005, o crescimento foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2005 apresentou crescimento de 4,6% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

De acordo com os procedimentos de revisão da série das Contas Nacionais Trimestrais, a cada divulgação, é realizada a revisão dos dados do trimestre anterior. Excepcionalmente, nesta divulgação, estamos revendo o ano de 2004. Esta necessidade é conseqüência da revisão significativa realizada pela ANATEL na série de Receita Operacional Líquida da telefonia móvel enviada ao IBGE. Tal revisão impactou o setor de Serviços, em especial Comunicações, com reflexos em outros setores de atividade e no resultado do PIB. O PIB acumulado no ano de 2004, depois de revisado, passou de 5,2% para 4,9%.

A tabela resumo, a seguir, apresenta os principais resultados para o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado referentes aos cinco últimos trimestres.