Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Nota à imprensa

A propósito de matérias veiculadas na imprensa no fim de semana, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE esclarecem ...

31/01/2005 12h31 | Atualizado em 31/01/2005 12h31

                      Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

                           Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

 

A propósito de matérias veiculadas na imprensa no fim de semana, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE esclarecem a respeito da Portaria nº 15 de 27 de janeiro de 2004 que:

  1. Por solicitação do IBGE, a Portaria foi assinada pelo Ministro interino do Planejamento, Nelson Machado, com o objetivo de organizar o fluxo de informações.

  2. A Portaria normatiza a precedência das pesquisas estruturais do Instituto ao Ministério do Planejamento, prática adotada por Institutos de Estatística de vários países.

  3. A edição da Portaria não altera as relações que o IBGE vem mantendo com a imprensa há anos no que se refere à divulgação das pesquisas estruturais.

  4. Não existe possibilidade de manipulação de dados, pois o Instituto tem ampla autonomia para produzir e analisar as pesquisas que realiza e, principalmente, pela responsabilidade, seriedade e fidelidade aos resultados de seus técnicos e de sua direção.

  5. As pesquisas são extensas e complexas e já estão tabuladas, formatadas e impressas quando repassadas ao Ministério.

  6. A motivação do Planejamento é a utilização como fonte de pesquisa e estudo da realidade do país para avaliação da efetividade das políticas públicas e no acompanhamento dos programas do Plano Plurianual de desenvolvimento;

  7. Não existe qualquer tipo de censura ao IBGE ou a seus servidores.

 

 

                                       Nelson Machado

                       Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão

                                      Eduardo Pereira Nunes

              Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística