Milho tem maior aumento, mas soja continua em primeiro lugar no ranking da produção agrícola brasileira de 2003
O milho apresentou aumento de 34% na produção em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos, pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis...
25/11/2004 08h01 | Atualizado em 25/11/2004 08h01
Município de Itápolis (SP) é o maior produtor nacional de laranja
Os principais municípios produtores de laranja se encontram em São Paulo, estado responsável por 79% de toda a produção brasileira. A exceção é o município baiano de Rio Real, o sexto maior produtor nacional, que responde por 38,86% da produção de laranja da Bahia. O Brasil é o maior produtor e exportador do suco de laranja e detém 50% da produção mundial, dos quais apenas 3% ficam no mercado interno.

Outra cultura importante em São Paulo é a da cana-de-açúcar. O estado é responsável por 57,6% da produção brasileira. Em 2003, as boas condições climáticas proporcionaram um aumento de 2,0% na produção. O destaque é o município de Morro Agudo, com uma área plantada de 93 mil hectares e 8,4 milhões de toneladas produzidas.
São Paulo é também o maior produtor brasileiro de banana, seguido da Bahia e Pará, mas a atividade é bem distribuída nos diversos estados. São Félix do Xingu, no Pará, é o maior município produtor do País em área cultivada (11.475 ha), mas não em produtividade. O estado do Pará é o terceiro maior produtor de abacaxi, com destaque para o município de Floresta do Araguaia.
Petrolina (PE) é o principal município produtor de manga do País
A irrigação, aliada ao preço atrativo da terra e disponibilidade de mão de obra, deram à região Nordeste vantagens na fruticultura: é a maior produtora de abacaxi, banana, cacau, côco, goiaba, mamão, manga, melão, maracujá e castanha de caju.
No caso da cultura da manga, o estado da Bahia se destaca como maior produtor brasileiro. Entre os municípios, Petrolina , em Pernambuco, que teve projeto pioneiro em irrigação, é o principal produtor da fruta no País, seguida de Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora, ambos municípios baianos.
Sorriso, maior município produtor de soja, alcançou 1,6 milhão de tonelada em 2003
Entre os estados, o Mato Grosso é o maior produtor de soja, responsável por 24,97% da produção brasileira, seguido por Paraná (21,21%), Rio Grande do Sul (18,45%) e Goiás (22,17%). Entre os municípios, Sorriso (MT) é o maior produtor e obteve crescimento de 8% em relação à safra anterior, atingindo 1,6 milhão de tonelada, o que representou 12,34% da produção estadual. O município possui o melhor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Mato Grosso. Com o desenvolvimento da agricultura no estado, alguns municípios apresentaram taxas de crescimento anual da população bem acima da taxa estadual (2,4% ao ano), com destaque para o município de Sapezal, que obteve taxa anual de 21,51% nos últimos anos.

Outra cultura importante na região Centro-Oeste, o algodão herbáceo sofreu redução de 9,07% na área plantada, em função da opção pela soja, mas as boas condições climáticas amenizaram a queda na produção (-3,9% em relação à safra anterior). O estado do Mato Grosso produziu 48,46% da safra brasileira. O município de Campo Verde é o principal produtor de algodão, respondendo por 11,9% de toda a produção estadual.
O sorgo, cultivado em rotação de cultura com a soja, também merece destaque no Centro-Oeste e vem sendo uma alternativa em substituição ao milho 2ª safra, por ser mais resistente às adversidades climáticas. Em 2003, houve um aumento de 129,4% na produção em relação à safra anterior, mas a produtividade brasileira ainda é baixa (2.394 kg/ha) quando comparada a de outros países. Goiás é o maior estado produtor, responsável por 35,37% da produção nacional. Entre os seus municípios, Rio Verde, que também é o maior produtor de soja de Goiás, é o principal, respondendo por 19% da produção do estado.
Município de Jaguaré, no Espírito Santo, lidera produção de café no Brasil
O café, que já foi paulista, hoje é mineiro e capixaba. Minas Gerais e Espírito Santo são os maiores produtores brasileiros, responsáveis, respectivamente, por 44,63% e 23,97% da produção brasileira. O município de Jaguaré (ES) é o maior produtor brasileiro de café, seguido de perto pelo município de Patrocínio (MG). O produto, cuja planta alterna anos de alta e baixa produtividade, sofreu, em 2003, uma redução de 33,34%, em relação à safra anterior.

O milho apresentou aumento de 34% na produção em 2003, atingindo 48,3 milhões de toneladas e afastando o risco de desabastecimento que vinha ocorrendo nos últimos anos, pela diminuição da área plantada em detrimento de culturas mais rentáveis, como a soja. Primeiro lugar no ranking da produção agrícola desde 2002, a soja teve 23% de aumento na produção, alcançando 51,9 milhões de toneladas, e 13% de expansão na área plantada.
Esses dados se destacam na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal de 2003, que traz resultados das lavouras temporárias e permanentes, por produto agrícola, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação. O CD-ROM que acompanha a publicação traz ainda tabelas por mesorregiões, microregiões geográficas e municípios, com informações sobre área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção.
O principal motivo para o crescimento do milho foi a 2ª safra, que aumentou em área plantada e obteve excelente produtividade com a boa distribuição das chuvas. A área plantada, em todo o ano, atingiu 13,3 milhões de hectares. Quase a metade das 48,3 milhões de toneladas de grãos produzidos estão na região Sul (24,1 milhões de toneladas), sendo o estado do Paraná o principal produtor, responsável por cerca de 27% da produção nacional. Entre os municípios, Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, se destaca como principal produtor, superando Jataí em Goiás, que ficou em segundo lugar.

O trigo também merece destaque: praticamente dobrou sua produção (98% de aumento) e expandiu sua área de plantio em 19%. Seus principais municípios produtores são Tibagi, Cornélio Procópio e Toledo, todos no estado do Paraná. O arroz sofreu ligeira queda (-1%), por causa de sua redução no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, onde houve excesso de chuvas. Os principais municípios produtores de arroz se encontram naquele estado. O maior é Uruguaiana, seguido de Santa Vitória do Palmar e Itaqui.
